terça-feira, 22 de junho de 2010

Problemas no primeiro ato

Continuando a matéria de Amir Labaki (FSP, 19/11/1999):

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"De forma dispersa, Billy Wilder distribui pelo livro alguns de seus segredos de roteirista premiadíssimo. Uma das raras sacadas editoriais de Cameron Crowe é reuni-las na miscelânea de declarações do posfácio. Eis, assim, os 11 mandamentos de Wilder.

1. O público é instável.

2. Agarre-o pela garganta e não o deixe fugir.

3. Crie uma clara linha de ação para o personagem principal.

4. Saiba aonde você está indo.

5. Quanto mais sutil e elegante for a forma pela qual você camufla seus pontos de desenvolvimento da trama, melhor escritor você será.

6. Se você tem um problema com o terceiro ato, o problema verdadeiro está no primeiro ato.

7. Uma dica de Lubitsch: deixe o público somar dois mais dois. Vai amá-lo para sempre.

8. Em narrações em "off", tenha cuidado para não descrever o que o público já está vendo. Acrescente ao que ele está vendo.

9. O evento que acontece no fim do segundo ato desencadeia o fim do filme.

10. O terceiro ato deve ser construído, construído, construído em ritmo e ação até o último evento, e então...

11. ...É isso. Não vagabundeie."

Um comentário:

Paulodaluzmoreira disse...

Muito interessante... Para mim um dos grandes buracos da pesquisa acadêmica é justamente a avaliação do ofício de artista popular dentro da indústria cultural de massa. Como eu digo a meus alunos, ser bom é sempre um desafio, mas ser bom e ser popular é quase um milagre, coisa para poucos.