quarta-feira, 2 de abril de 2008

Jarras de suco

Os três primeiros parágrafos do livro:


"Acordei provavelmente às três da manhã, depois de um sonho em que precisava preparar várias jarras de suco e tigelas de sopa para servir a alguém, e tinha medo que minha casa fosse invadida, e depois uma vergonha e o pavor de que descobrissem um hábito secreto em relação a algo que não lembro, dirigindo carros antigos em alta velocidade e batendo de propósito contra o muro, e minha mãe descobre o segredo e eu viro um homem que foge, e numa curva perco a direção do carro, uma peça escapa rolando do motor, e quando tento alcançar a peça eu acordo.

Não consegui voltar a dormir, e com alguns pensamentos soltos lembrei de minha última conversa com o terapeuta, quase um ano atrás. Imaginei o que diria se eu contasse esse sonho. Ainda guardava a imagem de seu rosto quando falei que não queria mais voltar. Seus olhos sérios e compreensivos, talvez compreensivos demais, e a sensação incômoda de que tinha pena de mim.

Os outros motivos, me forcei a lembrar. Insatisfeita porque o ritmo semanal não correspondia às minhas crises, a hora marcada não era quando eu precisava de ajuda, sempre contrariada pois os cinquenta minutos terminavam e eu não queria me interromper. "

- - -

Existe uma teoria de que a primeira frase de um livro - o incipit - concentraria de alguma maneira tudo o que segue.

Não sei.

4 comentários:

Anônimo disse...

Engraçada essa teoria. Li estes paragrafos a primeira vez que estive no seu blog,em alguma postagem antiga e com frases diferentes. Mas o interessante é que agora, vendo o marcador - O Afeto - percebo que nunca tinha ligado esta parte às outras. E só agora tb (acho que) entendi a trama.
Fiquei com cara de "Aaah!"

sabina anzuategui disse...

Sim, primeiro fiz um conto, em outubro do ano passado. Depois reli e achei que podia aproveitar o primeiro parágrafo para o livro. Incluí só o começo e revisei.
Bjs!

júlia disse...

essa teoria às vezes me persegue. também não sei. outra dúvida minha é: por que todos os posts do seu blogue tem horário de 11:16 ou 11:11?

sabina anzuategui disse...

Ah, por algum motivo estranho o blogger não atualiza a data quando vou colocar as postagens. Então eu corrijo o dia, mas tenho preguiça de corrigir a hora.