quinta-feira, 3 de abril de 2008

La gente joven de Menudo

"Paula levou os discos para a escola no dia seguinte. Quando chegamos ao corredor da nossa sala, Cíntia e as amigas vieram olhar. Logo se formou um grupinho de meninas à nossa volta. Elas apontavam seus cantores preferidos, gritavam e diziam "Ai, como ele é lindo!" e suspiravam. Depois começaram a discutir quem era mais bonito, e falavam cada vez mais alto, e os nomes Robby, Ray, Roy, Charlie se repetiam numa discussão quase histérica. Eu estava um pouco confusa de ver Paula gritando daquela maneira, com uma força que eu nunca vira antes.

- Guarda esses discos, Paula. A professora está chegando.

Paula nem me ouvia. Os meninos perceberam a movimentação e nos cercaram. Ao ver os discos dos Menudos na mão de Paula, começaram a gritar também:

- Olha a roupa dele! Veado!

Viravam os braços afeminadamente imitando os cantores, rindo e provocando: "Ui! Não se reprima!". Elas ficaram irritadíssimas e queriam bater neles. Faltavam poucos minutos para a aula começar, e o corredor estava todo tomado pelos alunos da quinta-série. Eu tentei puxar Paula para longe daquela confusão, com medo que as professoras nos vissem. Paula segurava um disco que Alexandre tentava arrancar da mão dela. Continuei puxando seu braço, ela virou o corpo repentinamente tentando se livrar, nisso Alexandre puxou o disco com força, o vinil caiu da capa e rolou pelo chão. Os outros meninos avançaram num golpe, pisando no disco com violência até destruí-lo. Em pouco tempo estava todo quebrado em pedaços.

A professora apareceu no fundo do corredor e a turma se dispersou. Paula não olhou para mim. Abaixou-se diante do disco e começou a catar os pedaços, guardando um por um dentro da capa. Não reclamou nem disse nada à professora. Nem tocou no assunto pelo resto da manhã. "

7 comentários:

poeta sórdido disse...

oi Sabina,

Carla [sequela] me mostrou seu blog, que já virou visita obrigatória. adoro a forma como expõe a evolução do seu trabalho. uma boa fonte de aprendizado.

uma dúvida: "o fogão explodiu" virou "o afeto", ou são coisas independentes?

grande beijo,

R.

sabina anzuategui disse...

São dois livros diferentes... "O fogão explodiu" é um texto infanto-juvenil que comecei no ano passado porque estava meio cansada, sem energia para coisas mais difíceis. Depois retomei "O afeto", que estou tentando publicar mas anda difícil. Esta agora é a última revisão. Se não conseguir publicar mesmo assim, vou juntar uma graninha e pagar do meu bolso.

júlia disse...

ó:
http://www.clarin.com/suplementos/cultura/2007/02/03/u-01356459.htm

poeta sórdido disse...

ah valeu, agora entendi.

mais um ramiro pra lista de coicidências, bjo.

sabina anzuategui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rachel Souza disse...

Pobre Paula,deve ser ressentida até hoje...

sabina anzuategui disse...

Hehe.