segunda-feira, 22 de março de 2010

Ice laskamo

Escrevi um artigo sobre o programa Big Brother para o Estadão. O tema foi sugerido pelo jornal, que preparava algumas matérias sobre a delinquência juvenil (por causa da morte do Glauco).

É um artigo austero, digamos.

Seguem alguns trechos. O texto completo está aqui.

- - -

"Que bebida os BBBs tomam naquela garrafinha? Há algum tempo acompanho as notícias sobre o programa Big Brother Brasil, produzido pela TV Globo. Não me interessam especialmente os participantes e suas inter-relações variadas, mas os dados sobre audiência e faturamento.

Segundo as notas da imprensa, a décima edição do Big Brother começou com audiência menor que as versões anteriores. Entretanto, o desempenho comercial continua se destacando. Ele atrai anunciantes pelas possibilidades de merchandising, pois o tempo de exposição do produto é mais longo, e o envolvimento, maior.

(...)

Entre todos os produtos espalhados pela casa, uma garrafinha de rótulo verde chama atenção. Nas festas e nos momentos de tédio, os participantes recebem ice para se animar. A bebida desperta euforia nos jogadores. Em trechos disponíveis no YouTube os participantes gritam e se abraçam ao ver as garrafinhas. Seguindo a lição de Madonna, simulam sexo oral no produto. Ficam bêbados, caem, dão vexame.

Embora o assunto "regulamentação publicitária" seja terreno minado, não me parece apropriado exibir livremente o consumo de bebida alcoólica num programa liberado para o público de 14 anos. À primeira vista, não consegui identificar se as garrafas eram merchandising. A diferença é sutil, mas importante: a bebida surge para que os participantes fiquem mais expansivos (aumentando o interesse do "conteúdo" exibido), ou porque a emissora é paga para isso?

Os participantes se referem à bebida apenas como ice. Nenhuma marca é mencionada. A garrafa tem tampa vermelha e rótulo verde. Não vi nenhum produto parecido no supermercado. Procurei no site de uma distribuidora de bebidas: nada. Na internet, encontrei perguntas semelhantes em vários fóruns e debates. "Qual a marca de ice que os BBBs tomam?" O assunto parece interessar à juventude. Talvez seja a mesma juventude que ouve a canção Red Label ou Ice, sucesso em forró ou funk. Diz a letra: "Elas gostam mais de ice porque whisky elas caem".

(...)

Assistindo atentamente aos vídeos disponíveis no YouTube consegui finalmente ler o rótulo da garrafa: diz apenas "Big Brother Brasil". Trata-se de um ice genérico, como é chamado na rede. Assim, em teoria, a exibição não é patrocinada. Os jogadores bebem porque a produção considera interessante. O melhor comentário vem de um certo Rocky. "Qual a bebida que os BBBs tomam?" Diz ele: "ICE LASKAMO".

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal. Já devo ter dito que gosto do seu estilo.
bjos.

Paulodaluzmoreira disse...

Vi um anúncio recente que me arrepiou a espinha: estão fazendo aqui nos EU um "jogo" [não é assim que eles tratam o tal BBB] com viciados em drogas que tentar se livrar do vício na frente das câmeras. Qdo a gente pensa que já viu tudo em matéria de mundo cão, aparece um estrupício desse...

sabina anzuategui disse...

Pessoalmente, gosto do mundo cão. Desde que seja tratado caninamente.

Me incomodam os programas no meio do caminho - mostrando um pouco de alcool e drogas, sem pesar a barra, só como entretenimento.