terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Um caderno direcionado

Alguns anos atrás, uma jornalista me pediu uma proposta de coluna para adolescentes. Ela queria algo diferente porque estava cansada das colunas repetitivas da revista onde trabalhava.

Fiz uma proposta inspirada na revista MAD mas o negócio não foi em frente... Mais um texto ressurgindo das trevas da minha gaveta.

- - -

Respostas Improvisadas para Dúvidas Existenciais


Avisos Iniciais:

1) “dúvidas existenciais” são exatamente o que dizem as palavras: dúvidas sobre a existência - própria, das coisas, dos outros, e da relação entre tudo isso.

2) “respostas improvisadas” também é uma expressão a ser entendida literalmente: a escritora (no caso eu) viveu 30 anos sofrendo e se preocupando por aí, e agora acha que aprendeu o suficiente para responder conforme lhe parece à primeira leitura. Se escrever alguma bobagem, será com boas intenções. No mais, paciência.

3) A princípio prefiro ser delicada. Mas em alguns momentos talvez escolha ser direta.

4) Não gosto de desperdiçar palavras.

- - -

Carta 1


"A reportagem política sobre corrupção se faz pertinente em uma revista direcionada para o público jovem. Pequenos e corriqueiros delitos do cotidiano necessitam ser corrigidos o mais rápido possível pelos seus autores, podendo haver conseqüências imprevisíveis desses atos para a sociedade. É lamentável que esta revista prefira tietagens com bandas a temas pluralistas e extremamente importantes para a formação de seus leitores.


Resposta:


Amigo, você está completamente certo sobre o valor da honestidade, e, ao que me parece, bastante errado sobre bandas e tietagem. O importante é aproveitar a vida fazendo algo útil. Algumas pessoas começam como tietes e fazem algo legal com isso. A juventude às vezes é longa, outras vezes curta, não pega bem sair julgando as pessoas apressadamente.

Mas respondendo ao assunto que te interessa: os pequenos e corriqueiros delitos do cotidiano podem não ter gravidade se forem o que as palavras dizem, pequenos e corriqueiros.

Vejo problemas quando passam a envolver dinheiro grande (público ou privado) e interferem cruelmente na vida das pessoas, principalmente nas coisas mais essenciais: educação, nutrição, alegria.

Você está no caminho certo, mas não fique amargo demais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc mudou o layout ou foi minha conexão que travou? Está clean. rs
...
Gostei das "respostas improvisadas" para as "dúvidas existências", principalmente pelas explicações sobre o que seriam estas duas coisas: delicada e direta. rs.
Inté.