quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Ginástica ignóbil

Quando vi pela primeira vez o livro de Francis Ponge, alguns anos atrás, perguntei ao meu professor o que ele achava. Porque o título e a proposta me pareciam tão interessantes e, ao mesmo tempo, eu tinha medo de gostar de algo de que "não devesse" gostar. A história literária era um mistério para mim, e principalmente nessas poéticas do detalhe eu tinha medo de gostar de algum escritor de direita, algum simpatizante do nazismo, sei lá.

Jean-Claude respondeu sem muito entusiasmo: "Conheço, mas não muito. Tem algo em comum com João Cabral, mas este último é melhor poeta."

Mas agora é fim de ano e só quero descansar. Por isso lembrei de "O partido das coisas". O título original francês, "Le parti pris des choses", a idéia de apenas descrever, deixar as coisas falarem por si.

- - -

A laranja

Como na esponja há na laranja uma aspiração a recobrar a compostura após ter sido submetida à prova da expressão. Mas, onde a esponja é sempre bem-sucedida, a laranja nunca: pois suas células rebentaram, seus tecidos se rasgaram. Enquanto só a casca se restabelece molemente em sua forma graças a sua elasticidade, um líquido de âmbar se derramou, acompanhado de refresco, de perfumes suaves, sem dúvida, - mas frequentemente também da consciência amarga de uma expulsão prematura de sementes.

Será preciso tomar partido entre essas duas maneiras de suportar mal a opressão? - A esponja não é senão músculo e se enche de vento, de água limpa ou de água suja, conforme: essa ginástica é ignóbil. A laranja tem melhor gosto, mas é por demais passiva, - e esse sacrifício odorante... é entregar-se realmente muito barato ao opressor.

(...)

- - -

Tradução Ignacio Antonio Neis e Michel Peterson

- - -

Realmente, eu não havia lido com atenção. Nada aqui parece de direita.

Conheço pouco João Cabral, mas prefiro essa laranja. O que não desmente talvez a afirmação de que JC "é melhor poeta". Depende do que consideramos como poesia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Conheço mais de joão cabral, mas gostei disso aí sim.
Que as festas sejam boas pra vc também, Sabina. E felicidades para os anos todos.
Beijos.

Denise disse...

Sabina!

Bom fim de ano pra vc!

Sucesso

e

Abraços.

=]