segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Um cigarrinho

Acho que nunca falei de minha admiração por Lima Barreto. Mas... é enorme. Um estranho caso de excessos vocabulares que me agradam. Eu estava tão emocionada durante a leitura de "Recordações do Escrivão Isaías Caminha", numa edição preta horrível da Ediouro, que meu cabrito me trouxe de presente um volume novinho, "Prosa Seleta", da Nova Aguilar.

Mesmo sabendo que as obras completas da Nova Aguilar estão cheias de erros, ainda assim fiquei encantada. O volume traz os famosos diários de L.B., "Diário Íntimo" e "O cemitério dos vivos".

Certa noite vieram uns amigos baladeiros e queriam fazer um cigarrinho. Tinham o fumo mas não a seda, nós também não, a nossa é casa de gente séria. Então, lembrando de um escritor russo (?) que fumou os próprios manuscritos durante não sei qual guerra, ofereci um pedaço do papel bíblia do volume de Lima Barreto.

Foi um impulso de gentileza. Logo me arrependi. Não estamos em guerra e tem uma banca 24 horas aqui perto. As visitas podem muito bem buscar sua seda lá.

3 comentários:

Natália Pioli disse...

Olá professora! Tô passando pra te desejar um ótimo ano novo, com muita sorte, saúde e sucesso..tudo de bom!
Beijos :)
Natália Pioli {www.nataliapioli.wordpress.com}

marcos disse...

eu tive um namorado
filho de padre
que usava a própria bíblia
e fazia disso todo um acertar de contas

patricia mc quade disse...

olá sabina!

de curiosa estou passeando e lendo um post aqui outro acolá. e...
me deparei com esse sobre o lima barreto.
eu adoro um conto dele "o homem que sabia javanês". muito irônico, e de um sarcasmo ferino à mentalidade brasileira. "clara dos anjos" é o meu preferido. tenho um livro dele da editora crisálida (infelizmente tb cheio de erros de revisão).

bom conhecer o que lê e o que escreve a partir de. gosto tb de dividir minhas leituras e pequenas coisas que observo por ai.
voltarei pra ler mais.
um abraço.