segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A mulher moderna é um perigo

Criei uma birra imediata pelo novo colunista da Ilustrada, Luiz Felipe Pondé. Seu estilo "saudades da velha ordem", falando especificamente de "mulheres", mexeu com tudo que me irrita mais profundamente. Imaginei que o cara tivesse uns 75 anos, de tão reacionário e desatualizado que está a respeito das "relações homem-mulher". Agora vejo em seu curriculo Lattes no site do CNPQ que ele terminou o ensino fundamental em 1974. Ou seja, deve ter nascido em 1960. Ou seja, não é um reacionário nascido na época em que isso ainda fazia sentido, mas o pior de tudo: é vítima das famosas "saudades de tempos que nunca vivi".

Em um dos primeiros textos, provavelmente para preparar o que viria em seguida, ele fez um elogio de Nelson Rodrigues, indignado que os "intelectuais" tivessem "preconceito" contra esse "gênio" só porque ele era de "direita".

Honestamente, eu nem perderia meu tempo para comentar isso... essa situação de fato existiu, mas já faz um tempo. Muitos "intelectuais de esquerda" hoje reconhecem a "modernidade" do texto de N.R. "apesar" de suas posições políticas. E, especificamente sobre as relações homem-mulher, N.R. fazia suas moças de boa família que queriam ser estupradas e se prostituir e tal, mas tudo com tamanha ironia que nenhuma "feminista" com um mínimo de inteligência se ofenderia.

Afinal, na época existiam moças de boa família. E, pior que isso, existiam "boas famílias". Supomos que as moças queriam se prostituir para escapar dessas insuportáveis famílias, não por um "desejo intrínseco que toda mulher tem de se prostiutir", como parece acreditar o Sr. Pondé.

Eu mesma, digamos assim, feminista revisitada e leitora de Crumb, não sou fã do N.R., mas meu desinteresse não nasce do modo como retrata as mulheres. Pelo contrário, muitos de seus textos me irritam por serem histéricos demais. Um caso não tão raro de histeria masculina.

Agora Sr. Pondé resolve escrever CRÔNICAS à moda NR mas sem nenhum senso de humor. Parece que ele realmente quer dar LIÇÕES DE VIDA aos seus leitores, alertando as mulheres de que a MULHER MODERNA E INDEPENDENTE é uma ILUSÃO QUE FAZ MAL ÀS PRÓPRIAS MULHERES!

Realmente, não dá pra acreditar que as pessoas ainda se interessem por esse tipo de puritanismo autoritário travestido de bons conselhos. "As pessoas" que seriam... a direção da Folha e os leitores da Veja? Ligações perigosas.

- - -

No meu site antigo tem uma cronica meio estranha, chamada "Nelson Rodrigues a meu modo de ver". Enfim... não é um texto bem acabado, mas traz o que o título diz.

3 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

Concordo absolutamente com vc; esses caras tem a capacidade de destilar o que havia de pior em figuras como NR e repetir mal e porcamente. Alem do mais, ja nao temos mais que uma quota muito mais que suficiente, quase insuportavel, de imitadores baratos de Paulo Francis e Nelson Rodrigues?

sabina anzuategui disse...

Pois é, precisamos de uma política de cotas pra isso também!

Rachel Souza disse...

Medo de gente que ainda pense assim.
dê uma lida depois, Sabina: http://heykpimenta.blogspot.com/
Beijo!