terça-feira, 11 de novembro de 2008

Os homens são necessários?

(texto referente ao post acima)

- - -

"O livro da autora americana Maureen Dowd, apesar do título aparentemente agressivo, é engraçado e generoso, e além disso dedicado aos homens, como consta em itálico na página de dedicatórias. A tradução tem poucos erros de plural do infinitivo pessoal, mas isso não é importante. O tema do livro também não é inédito no Brasil. Poder-se-ia citar como exemplo o título “O que é pênis?”, de José Ângelo Gaiarsa. Mas não sei se é fácil conseguir um exemplar dessa obra em sebos. Quase certamente não existem volumes novos.

O livro de Dowd é gentil e leve, embora o excesso de informações sugira uma leitura lenta. Sobre gentileza, um agradável texto complementar chama-se “Idéias para ajudar escritores aspirantes”, de autoria do autor inglês já falecido Roald Dahl. Provavelmente não existe outra tradução no Brasil além da que tentei fazer em 2003 para auxiliar meus alunos/as interessados/as na carreira de escritor/a. Mas não tenho certeza disso.

Para compreender a obra de Dowd, seria importante, também, ler o capítulo “Leveza”, da obra “Seis propostas para o próximo milênio”, de Italo Calvino. Este livro sim, acredito, ainda está disponível em muitas livrarias do país.

A questão do gênero é muito importante em situações que infelizmente ainda hoje ocorrem: mulheres, pobres ou ricas, que engravidam por circunstâncias acima de sua vontade, porque não têm coragem de pedir que seus companheiros (permanentes ou passageiros) usem camisinha. A escritora brasileira Stella Florence, que realiza trabalho voluntário com adolescentes nessa situação, conversou sobre isso com o público presente em palestra ocorrida na Casa das Rosas há cerca de dois meses. Aparentemente trata-se de um problema de auto-estima e afeto. Mas, acredito, o prejuízo maior desses nascimentos indesejados seja da sociedade, e não das meninas.

Voltando ao livro “Os homens são necessários?”, acho interessante ressaltar que a mãe da autora americana, mencionada na primeira linha de agradecimentos, sugeriu antes de falecer o título “Por que os homens são necessários?”. Imagino que a exclusão do “por que” no título original americano tenha se dado por questões estéticas quanto ao desenho da capa.

Seria importante também relembrar a interessantíssima biografia sobre as biografias escritas a partir da morte de Sylvia Plath. É um livro já traduzido no Brasil, intitulado “A mulher calada”, da americana Janet Malcom. Entretanto, percebo que não há espaço nesta resenha para discutir a questão feminina “no eixo” EUA - Reino Unido.

Finalizando, me parece que o mais importante seja relembrar os versos de Fernando Pessoa: “O amor é essencial / o sexo é só um acidente / pode ser igual / ou diferente / o homem não é um animal / é carne inteligente / embora às vezes doente”. Adoro esse poema por causa das rimas. Elas me fazem lembrar minha professora da segunda série do primário, tia Zélia."

Nenhum comentário: