quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Love's melody

Comecei minha pesquisa sobre as telenovelas da década de 70 por motivos literários, digamos assim. De todos os gêneros "audiovisuais" (essa palavra horrível que hoje usam para falar de cinema e TV), a telenovela é um dos poucos casos, no Brasil, em que o escritor foi realmente um "autor". No cinema, como dizem pessoas mais experientes que eu, o roteirista é o secretário ou o psicanalista do diretor.


Foi meu amigo Júlio quem falou, pela primeira vez, da trilha sonora de "O grito". Havia sido relançada ou algo assim, e ele iria procurar. Depois uma colega na ECA, que realmente assistiu a novela (eu era recém-nascida), comentou que deveria ter o LP na casa da mãe dela.

Eu sabia, porque está nos livros, que a venda das trilhas sonoras tinha sido um grande negócio para a Globo e seus executivos, e que isso fazia parte do imaginário de quem assistia as novelas. Mas foi só quando resolvi de fato procurar a trilha, pelo eMule, que lembrei que eu mesma, adolescente, ouvi muitas trilhas dos anos 80, e isso havia me marcado.

Teve uma novela ambientada nos anos 50 - "Bambolê", acho - que junto com "Anos dourados" gerou um fascínio pelo rockabilly em mim e minhas amigas, onda que durou uns dois ou três anos.

Também lembro vagamente de uma música da Tracy Chapman, "Baby can I hold you", que parecia tão comovente...

Estive mergulhada na cultura de massa na adolescência, depois construí uma barreira quando entrei na faculdade e descobri o mundo maravilhoso da intelectualidade uspiana. Não gosto do culto nostálgico pelas porcarias da infância de cada um, mas talvez eu tenha exagerado: agora estou adorando a trilha internacional de "Espelho Mágico", de 1977.

3 comentários:

kelly marciano disse...

eu cresci no interior. não havia internet na minha infância. pra falar a verdade, lembro da inauguração da primeira fm de sorocaba. minhas referências musicais eram as trilhas de novela. a de "estúpido cupido" foi um hit. quanto ao "grito", de que ano é mesmo? eu era muuuuito pequena, mas lembro da existência da novela. outro dia, entrei no globo memória e li a sinopse, me pareceu bem interessante.

Auto Retrato disse...

Eu assisti a novela O grito escondido, tinha meus onze , doze anos. Lembro-me que o grito acontecia no meio da noite inesperadamente e era alucinante, como eu não podia assistir todos os dias, era muito tarde e proíbido para minha idade, fiquei sem saber o final. Sabia apenas que era um criança doente por causa da poluiçao de Cubatão. Naquela época tais denúncias eram muito perigosas. Acho legal esse desejo de resgatar uma época . Sucesso.

sabina anzuategui disse...

A criança era deficiente, mas ainda não encontrei uma referência à poluição nos captíluos que li. Mas não li todos ainda.

Sei que a mãe do menino, Marta, era freira, e saiu do convento para se casar. Em uma cena, ela diz que a deficiência do menino pode ser um castigo por ela ter abandonado a vida religiosa.