quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Aflitos e desprotegidos

Opinião da veterinária no site "Cachorro perdido":

"Os cães são animais gregários. Ou seja, vivem em grupos. Quando fogem de casa, sentem-se desamparados, aflitos e desprotegidos. Assim como crianças pequenas, precisam de outra pessoa para lhes dar comida e abrigo, portanto, não vivem sem a presença humana.

(...)

Somos responsáveis pelo bem estar e sobrevivência dos nossos cachorros. Quando um cão foge de casa, 90% das vezes é culpa do dono. Um quintal bem fechado, um portão com tranca, fazem parte do que chamamos de posse responsável. Cães machos tendem a fugir para marcar território, então eu recomendo castrá-los com cerca de 10 meses de idade para inibir esse comportamento."

- - -

Isso é muito estranho para mim. Que culpa é essa? Culpa de ter largado um cachorro na cidade, contribuindo para a infestação urbana? Ou culpa por fazer um animalzinho inocente sofrer?

- - -

Cachorros não são crianças. Quando os veterinários recomendam a castração dos animais, é uma política de saúde pública. O objetivo não é proteger seres inocentes que ficarão desamparados sem nossa ajuda.

Empréstimo de sentimentos tão esquisito quanto o inverso: não castrar por pena de privar o animal dos prazeres da reprodução.

- - -

De tudo isso, só concluo uma coisa: São Paulo é muito grande. Perder um cachorro em SP não é o mesmo que perdê-lo na cidade em que nasci, trinta anos atrás.

Um comentário:

júlia disse...

imagino que isso tudo deve ser muito sofrido pra você neste momento. espero que tudo se arranje mais fácil. é uma tristeza quando um animal que vive com a gente some, morre, quando algo assim acontece. é claro que somos responsáveis por eles, mas também eles são independentes de nós, não estão colados ao nosso corpo nem nada. acho que muitas vezes esse fanatismo de gente que adora idolatra vive de animais é um desespero de causa como outro qualquer. (claro que sou ecologista e contra a extinção por nós de qualquer espécie e contra testes em animais etc etc). no fim gente tá sempre procurando uma culpa pra se coçar.
fique bem, querida.