quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Lygia Bojunga

Sempre tive simpatia pelo trabalho da Lygia Bojunga mas, por algum motivo, nunca gostei realmente do que ela escreve. Comprei vários de seus livros para dar de presente, mas nunca consegui ler algum do começo ao fim.

Mas ultimamente estou interessada em trabalhos manuais (que me descansam, no fim do dia), e comecei a ler "Feito a mão", seu texto de 1999.

Toda a experiência que ela conta é admirável - fundou sua própria editora, enfrentou o desejo de fazer um livro manualmente, desde o papel. Mas ao mesmo tempo algo me parece desequilibrado: porque o projeto é simpático, mas a diagramação é horrível. E apesar de suas idéias caseiras e artesanais, escapa uma vaidade esquisita na capa e em alguns parágrafos do livro.

Escolho um trecho para tentar me explicar:

"Quantos artesãos eu tinha visto trabalhando naquele dia, e que forte que era a ligação de cada um no que fazia, que intimidade tão grande com o material trabalhado! Cara, corpo e mão do artesão formavam uma liga, uma integração, um redondo com o objeto feito, meu deus! que lição de vida essa interação ser/fazer."

Nem quero comentar certos coloquialismos desnecessários ("que forte que era") ou expressões deselegantes como "um redondo com o objeto feito".

É principalmente o excesso de louvação que me incomoda - pelo que ele sugere de idealização e pouca observação.

Também admiro artesãos e artesanato - mas não todos. Não é uma categoria homogênea e não precisam de minha condescendência.

Nunca me esqueço de um trecho de "A lição do Sainte-Victoire", de Peter Handke. Depois de narrar sua viagem à montanha retratada por Cezanne, e a relação profunda do pintor com aquele cenário, ele volta a Paris e reencontra uma amiga, costureira. Hospedado em sua casa, os dois conversam sobre o sonho de fazer o vestido perfeito, que ela alimentava mas acabava sempre frustrada pela distância entre a idealização e sua capacidade real de fazer alguma coisa.

Então ele dizia: "eu, como escritor, conheço bem esse problema".

A amiga é uma artesã. Mas ela não representa um mundo perfeito e nostálgico. Ela enfrenta um problema existencial, em seu trabalho, assim como o escritor.

Nenhum comentário: