segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Hierarquia narrativa

Hoje volto ao texto "O fogão explodiu", depois de 3 semanas atrapalhadas por feriados e faculdade.

Durante essas semanas, reli "Minha vida", de Tchekhov, que li pela primeira vez há mais de 10 anos.

Fiquei impressionada porque a construção da narrativa é muito próxima ao que estou tentando fazer em "Limas da Pérsia". Desde a cena inicial, o narrador vai apresentando as acontecimentos linearmente, a partir de seu ponto de vista. Pensamentos e sensações aparecem na mesma hierarquia narrativa que as cenas com outros personagens... ou seja, quase não há diferença de estilo e ênfase entre a narração de informações objetivas e subjetivas, mesmo quando estas são absolutamente profundas. Também não há muito espaço para digressões explicativas: elas aparecem brevemente quando são necessárias.

Sei que é a forma narrativa mais simples que existe, mas estou achando muito difícil fazer o simples.

Fiquei realmente surpresa ao perceber que estou tentando fazer, agora, o mesmo que se fez neste livro que me marcou tanto na faculdade.

Nenhum comentário: