quinta-feira, 4 de maio de 2017

Frango e feijão

"- Assim que der, vou esquecer meus filhos no shopping. - Flávia continuou - Um shopping rico, tipo o Cidade Jardim ou o Iguatemi JK. Eles vão ter uma vida melhor.

Ela terminou sua segunda taça de vinho:

- Eu devia ter estudado astrologia antes de engravidar. Um moleque de escorpião e uma pirralha de gêmeos. Ninguém merece isso.

- E como eles estão? - Roberta perguntou com toda ingenuidade do mundo - Faz quase dois anos. Devem estar enormes!

- Não o suficiente pra me ajudar a limpar a casa e lavar roupa. Como eu sinto saudade de ter uma empregada!

- E seu marido... como é o nome dele? - perguntei - Tudo bem com ele?

- Tudo bem. Se viver de bolsa de estudo for seu objetivo de vida.

- Mas ele fazia uma pesquisa muito interessante... o que era mesmo?

- Não era um centro de medicina? A dinâmica do sangue nos problemas cardíacos? - Roberta completou.

- É. É isso ainda. É uma coisa importante. Eu tenho que reconhecer que é importante - Flávia suspirou um pouco mais calma. - Mas ele poderia ser um pouquinho só mais ambicioso. Puxar só de leve o saco de alguém, pra conseguir uma vaga de professor. A vida lá é muito cara. Não aguento mais comer frango e feijão.

Ela se endireitou no sofá e comentou, divertida:

- Vocês sabiam que os sites lá publicam tabelas das proteínas mais baratas no mercado? Por exemplo: “compre o frango inteiro, pois o frango desossado é mais caro”! Um tempo atrás a carne de carneiro era mais barata – agora está tão cara quanto carne de boi. Eu passo a semana assando frangos, depois desfio os restinhos de carne entre os ossos das costas, pra fazer torta e usar os mínimos pedaços possíveis. Eu me sinto numa fazenda do século passado. - depois fez um gesto rápido com o braço, e se corrigiu – Sei que as pessoas passam fome no mundo e eu não posso reclamar. Mas quando eles crescerem, nunca mais quero ver um frango na vida.

O desabafo de Flávia era quase teatral, e reconheci sua vitalidade antiga. Desdenhava o marido e os filhos de modo direto e engraçado; estava com a paciência na lua, mas não ressentida, parecia se divertir com a própria desgraça. Também as roupas desbotadas agora mostravam uma elegância casual. A camiseta azul marinho combinava com seu tom de pele. Ela tinha ombros fortes e peito pequeno, um charme atlético e andrógino."
-->

Nenhum comentário: