domingo, 5 de julho de 2015

Isadora Ullman

"Minha melhor amiga no colégio, Suzana, me desprezou quando comecei a namorar o Vinícius.

- Você não gosta dele. Você só está fazendo isso para não ficar sozinha.

Era verdade que eu não era apaixonada por ele. Vinícius tinha sido nosso amigo nos últimos dois anos, o terceiro componente do nosso grupo pequeno e secundário na classe, em que Suzana era a líder. Suzana tinha personalidade para dominar as conversas e decisões entre nós, mas não o bastante para se destacar na classe toda. A líder da nossa turma era uma garota alta e valente que jogava vôlei, Isadora Ullman. Eu a admirava, embora ela talvez nem soubesse meu nome - para as meninas bonitas da turma, eu era apenas a amiga de óculos da Suzana.

Isadora Ullman e as bonitas da classe tinham namorados e transavam. Mas as garotas comuns nem sempre. Havia duas comuns e avulsas que namoravam, eram adventistas, magrinhas com roupas de adultas, os namorados eram provavelmente seus futuros noivos. As outras, como eu e Suzana, não sabiam conversar com os garotos bonitos, não iam a festas nem bebiam, não tinham a menor ideia de como trocar olhares ou paquerar. Havia uma turma grande dessas garotas comuns, quatro ou cinco, que andavam sempre juntas. Elas não criticavam Isadora Ullman - provavelmente para elas, como para mim, Isadora era tão bonita e gente boa que não havia o que criticar. Estava num estágio mais avançado que nós, namorava e transava porque isso fazia parte do mundo dela, que nós desconhecíamos.

Mas Suzana não gostava de Isadora. Dizia que ela era arrogante e convencida. Que era interesseira e só a procurava quando precisava de ajuda com a matéria e as provas. Pensava que era adulta, mas era só uma garota mediana que não ia passar em nenhum vestibular importante porque não era suficientemente inteligente.

Suzana dizia:

- Eu não vejo nenhuma vantagem em transar com um namorado que você conhece aos dezesseis anos. Isso vai durar quanto? Vai correr o risco de ficar grávida por um cara que daqui a dois anos você já esqueceu?

Eu não via motivo para tanta restrição ao sexo. Vinícius era um pouco gordo e tinha vergonha de ficar sem camiseta, por causa da barriga. Mas queria muito transar. Depois de algumas vezes, percebemos que era melhor eu ficar por cima."

Nenhum comentário: