quinta-feira, 25 de junho de 2015

Mercado de trabalho do roteirista no Brasil

Respondi algumas perguntas de um estudante de pós-graduação em roteiro. O texto talvez seja útil para quem tem curiosidade sobre o trabalho de roteirista no Brasil.


- Qual é o processo mais comum entre o roteiro e o filme no Brasil? No cenário independente e no comercial.

Tanto no cinema independente quanto no comercial, o financiamento é público, através de editais (concursos) de agências e órgãos governamentais (em nível municipal, estadual e federal). Há também possibilidade de empresas patrocinarem, com incentivo fiscal (o dinheiro investido é abatido dos impostos a pagar). O patrocínio de empresas é mais comum em filmes de perfil comercial.

Uso a expressão "perfil comercial" porque são filmes com estilo popular, que buscam atingir um público que procura entretenimento. Mas os filmes não são "comerciais" no sentido de negócio - mesmo filmes com boa bilheteria interna não são um bom negócio, comercialmente. Os profissionais são remunerados com a verba de produção, que tem financiamento público.

A figura chave nesse sistema é o diretor-produtor. Os diretores de cinema em geral têm sua produtora, que capta recursos através dos editais (concursos).

Os roteiristas em geral trabalham por encomenda, nos projetos de interesse dos diretores.

Esse modelo também funciona no cinema comercial. Nesse caso, os diretores são geralmente profissionais com muita experiência na TV, que também querem trabalhar com cinema.

Existem alguns produtores que desenvolvem projetos, principalmente no cinema de perfil comercial. Eles participam do mesmo sistema de financiamento público. Existem concursos com verba específica para filmes de perfil comercial.

No cinema de perfil comercial há também atores (principalmente comediantes) que desenvolvem seus projetos de filme, trabalhando com roteiristas com quem têm afinidade (na maioria, roteiristas de TV).


- Qual é o processo mais comum entre o roteiro e o piloto de TV no Brasil?

O processo mais comum é que um profissional de TV aberta (principalmente, TV Globo) desenvolva um projeto e tente ser aprovado para produção internamente na emissora. Apenas a TV Globo, na TV aberta, produz seriados. Os outros canais, menores, produzem apenas telenovelas.

Alguns canais de TV a cabo investem recursos próprios, geralmente é pouco dinheiro, o que limita os projetos a produções de baixo orçamento (cerca de U$ 15.000) por episódio.

Existe financiamento público para seriados de TV, que funciona nos modelos do financiamento de cinema. Para um projeto ser aprovado, precisa ter um acordo de exibição com um canal de TV a cabo. Em geral, são as mesmas produtoras de cinema que também têm projetos de TV.


- Qual o maior mercado para roteiristas hoje? Filme, Radio ou TV?

TV.


- Qual é o papel do agente de roteiristas no Brasil?

Não existem agentes de roteirista.


- Quanto do processo de venda de um roteiro é responsabilidade do roteirista, e quanto é do agente?

Não existem agentes. Não existe compra de roteiros. A maioria dos roteiros é escrito por encomenda.

Alguns roteiristas escrevem roteiros originais e procuram parceiros (diretor, produtor, ator), para buscar patrocínio nos concursos de financiamento. Mas é raro que um projeto tenha origem em ideia original do roteirista.


- Quais você apontaria serem as maiores particularidades do trabalho do roteirista no Brasil?

Existe apenas uma emissora de TV forte, a TV Globo, que é a empresa com maior produção no país, e a melhor remuneração para roteiristas.

O trabalho de roteiro com melhor remuneração, e mais estabilidade, é a telenovela. As telenovelas são desenvolvidas pela direção de criação da emissora, junto com os autores (roteiristas) de mais destaque, que cresceram na empresa trabalhando como colaboradores em outras novelas.

A TV Globo costuma convidar roteiristas de destaque no mercado independente, para desenvolver minisséries para o canal. Do ponto de vista de remuneração, a TV Globo na maioria dos casos é o auge da carreira de um roteirista.


- A maior parte do trabalho de roteirista é feito como freelancer ou contratado?

Se considerarmos toda produção (incluindo a TV aberta), creio que a TV Globo tem mais roteiristas contratados do que o mercado independente. Isso porque atualmente há 5 produções originais de telenovela no ar, com capítulos diários. Cada novela tem cerca de 10 roteiristas na equipe. As novelas se revezam a cada 6 meses, então há roteiristas contratados já desenvolvendo as produções futuras.

Na TV a cabo, os canais de maior produção de seriados são da Globosat, que é uma empresa do grupo Globo. Os roteiristas dos seriados de TV a cabo geralmente trabalham também na TV aberta, ou em filmes para cinema.

Nenhum comentário: