segunda-feira, 25 de julho de 2011

Listas

Julia Hansen colocou esta música no Facebook.

Bom início de segunda-feira.

Sempre gostei de canções com listas, e esta é especial. Um poema popular que me lembra They can't that away. Começa com objetos, cada um evocando um certo estado de espírito, e fecha as estrofes com um sentimento que evidencia e resume o significado da lista anterior.

"Eu tenho um quadro todo moderninho
Uma jaqueta tão surrada
Uma saudade permanente
A solidão maior do mundo."

Minha estrofe preferida, em They can't take that away, diz:

"The way you hold your knife
The way we danced till three
way way you've changed my life
They can't take that away from me."

Também, para quem se interessa por música italiana, há Qualcosa di lei:

"E' partita
con i suoi occhi e lascia la matita,
poco di rossetto,
un orologio rotto ed un fazzoletto.
Io credo che, in fondo in fondo,
son segni del suo dispetto,
dice: così sei tu , che non mi servi più."

Traduzindo:

"Ela foi embora
com seus olhos, e deixou o lápis
Um pouco de batom
um relógio quebrado e um lenço.
Creio que, no fundo
são sinais de seu despeito,
dizendo: assim é você, que não me serve mais."

Muito tempo atrás escrevi sobre isso; especialmente sobre Trocando em miúdos (outra lista).

Às vezes acho engraçado meu jeito antigo de escrever (tão direto na minha pretensão juvenil de saber de tudo):

"Eu mesma não sei se concordo com isso, acho que o problema não está nas mulheres nem no feminismo. E tampouco nos homens, mas sim nessa financeirização dos relacionamentos que já comentei acima. Se a questão não é mais amar ou não, o que pressupõe admiração, real ou idealizada, pelo outro, mas sim ter uma relação porque "um carinho às vezes cai bem", então me parece natural que as mulheres se atirem, porque elas são criadas pra resolver as coisas práticas - arrumar a casa, fazer supermercado e tal. Se no caso está faltando um homem, do mesmo modo que falta detergente ou adoçante, então é evidente que ela vá atrás de um com a mesma eficiência com que passaria no Pão de Açúcar 24 horas pra buscar um papel higiênico. Os homens, privados desse aprendizado por suas mães que faziam tudo por eles, ficam meio perdidos em tanta eficiência, não sabem direito como reagir."







Um comentário:

júlia disse...

que engraçado, listas. eu não tinha pensado nisso, e é mesmo! e todas as listas ficam subordinadas a uma necessidade maior, seja do amor para dar, dos objetos a devolver, das coisas "entre nós" que eles, os outros, não nos podem tirar... beijo!