terça-feira, 12 de julho de 2011

42,96875

* texto revisado e conta corrigida

Instalei o Google Analytics há algum tempo, curiosa de saber quantas pessoas lêem este blog.

Apesar de muitos detalhes, o sistema não traz essa resposta. Posso estar errada quanto a isso, mas fuçei uns 5 minutos e não encontre a informação: consta o número de visitas, separadas por "novas" e "antigas". Nas antigas, há o número diário e o total mensal.

Mas quantas dessas visitas foram feitas pelo mesmo computador? O sistema poderia dizer, sem quebrar a privacidade de ninguém (acho). Era só informar os números: XXX acessos de visitantes antigos, originados em XXX computadores.

Tento fazer uma estimativa. No último mês, foram 375 acessos de visitantes antigos. Imagino que cerca de 90 sejam meus proprios acessos para manutenção. Sobram uns 285.

Imaginando que 40% acesse uma vez por semana, 30% duas vezes, e 30% três vezes, eu chegaria a quase 43 leitores, numa conta que exigiu todo meu talento lógico.

- - -

4 leitores - 4 visitas mensais
3 leitores - 24 visitas mensais
3 leitores - 36 visitas mensais

ASSIM, 10 leitores fariam 64 visitas mensais.

ENTÃO, para o número total de leitores: 64x = 10*275 / x = 42,96875
- - -

Estimativa otimista (acho). Quanto maior a porcentagem de leitores com acessos menos frequentes, maior seria o número de leitores individuais.

- - -

Como dizia meu professor da sexta série: "É matemática básica, basiquíssima."

6 comentários:

Unknown disse...

Não é por nada, Sabina, mas o fato de você ter precisado revisar a conta comprova o contrário, que a matemática envolvida não é tão básica assim. Ou a matemática pode ser básica, mas a definição das variáveis envolve a malícia "estatística-adivinhatória" que só o filho de Oswald de Souza e Walter Mercado poderia dominar completamente. E digo mais, cuidado que esse é o tipo de coisa que vicia. Quanto mais o cara erra, mais ele quer fazer predições para chegar mais perto do resultado ideal. O mais comum e que cada vez mais ele vai se afastando da realidade. Foi assim que o Ibope, o Datafolha e o Vox Populi começaram!

sabina disse...

Hehe. Eu revisei a conta porque tinha esquecido de incluir a proporção das porcentagens na regra de três.

Quanto ao Ibope, acho que eles estão super próximos da realidade. Da realidade de ganhar dinheiro vendendo pesquisas.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu tb tive dessa mania, só que era mania mesmo. Eu fazia isso aqui, no facebook, no orkut. Aliás, o orkut é 100% previsível, os padrões são muito óbvios. Uma vez eu escrevi um textinho no blog explicando quando foi que minha mania começou:
http://extraeordinario.blogspot.com/search/label/Números

Paulodaluzmoreira disse...

Foi depois de tentar investigar essas coisas que eu tive a idéia de chamar meu blogue de "Às moscas"...
Vou estar em Curitiba de segunda a sexta da semana que vem. Vc está por lá ou em SP?

LISTRANDO disse...

Tata Marques e eu algumas vezes visitamos juntas (rs) em um mesmo computador este blog. As vezes visito sozinha!
Sobre o projeto dos quadrinhos.
A Renata viajou e não me passou seu email, mas eu adoraria tentar...