quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A vida antes de Hans Donner

O site Memória Globo explica a origem de nossa cafonice digital. Culpa da Áustria? Culpa de David Drew Zingg?

"Hans Jürgen Donner nasceu em 31 de julho de 1948, em Wuppertal-Elberfeld, na Alemanha. Seu pai, um industrial alemão, faleceu aos 32 anos. Tinha dois anos quando, junto com seus irmãos mais velhos, Harald e Berghild, foi levado pela mãe, de ascendência austríaca, para viver às margens do Lago de Constance, na fronteira entre Suíça, Alemanha e Áustria.

Em 1965, aos 17 anos, foi estudar na Hohere Graphische Bundeslehr-und-Versuchsanstalt, em Viena, uma das escolas de design mais famosas da Europa. Venceu vários concursos enquanto ainda era estudante. Quando se formou, em 1970, foi contratado por uma empresa vienense de programação visual.

Em 1974, depois de ler uma reportagem sobre o design publicitário produzido por profissionais brasileiros, Hans Donner decidiu vir ao país. Após tentativas frustadas de conseguir emprego, acabou sendo apresentado – pelo fotógrafo David Drew Zingg – a Walter Clark, então diretor geral da TV Globo. Na época, a emissora não tinha um departamento de arte, e as aberturas dos programas eram realizadas por uma firma terceirizada. Ao ver os trabalhos do designer, Walter Clark o contratou imediatamente.

Antes de se mudar definitivamente para o Brasil, Hans Donner ainda voltou para a Áustria. No avião, rabiscou no guardanapo o que seria a nova marca da Globo. Oito meses depois, desenvolveria toda uma nova identidade visual para a emissora, que incluía logotipos, papéis de carta, novo design para a pintura dos carros, selos de discos e mais um rolo de filme de 35mm com diversas animações. A entrada de Hans Donner na Globo, em 1975, coincide com os 10 anos da emissora e, também, com a consolidação das transmissões em cores no país."


2 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

Parece que pode colocar essa na conta do Walter Clark...

Rachel Souza disse...

Gostei do título