sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fins que eu não havia definido

Encontrei, numa livraria no Rio de Janeiro, o livro Carta a D., de André Gorz.

Assim o descreve Josué Pereira da Silva, professor da Unicamp, no posfácio:

"Carta a D. - História de um amor é o último livro de André Gorz; ele o escreveu para homenagear sua mulher, Dorine, com quem partilhou a vida por quase sessenta anos. É possível que muitos dos leitores terminem a leitura deste livro com um sentimento semelhante ao meu: o suicído de André e Dorine, em 22 de setembro último [2007], evento que chocou a mim e a muitas outras pessoas, foi um puro ato de amor.

Segue um trecho, em que o autor narra suas sensações depois da publicação do primeiro livro:

- - -

"Você sempre me disse que esse livro foi me transformando à medida que eu o escrevia. "Depois de terminá-lo, você não era mais o mesmo." Acho que estava enganada. O que me permitiu mudar não foi escrevê-lo; foi ter produzido um texto publicável e vê-lo publicado. Publicar mudou a minha situação. Conferiu-me um lugar no mundo, conferiu realidade ao que eu pensava, uma realidade que excedia minhas intenções; que me obrigava a me redefinir e a me ultrapassar continuamente para não me tornar o prisioneiro nem da imagem que os outros faziam de mim, nem de um produto que se tornara outro em relação a mim, por sua realidade objetiva. A magia da literatura: ela me dava acesso à existência na medida em que eu tinha me descrito, escrito, na minha recusa, era essa recusa, e, por sua publicação, me impedia de perseverar nessa recusa. Era precisamente o que eu tinha esperado, e que só a publicação permitiria que eu obtivesse: ser obrigado a me engajar além do que minha própria vontade me permitia; e me fazer perguntas, perseguir fins que eu não havia definido sozinho."

Nenhum comentário: