sábado, 26 de dezembro de 2009

Pirata da perna-de-pau

Raramente procuro vídeos ou músicas entre usuários - digamos assim, pra não usar o termo "ilegal". Sempre compro DVDs oficiais porque uso em aula, acho feio chegar com cópias piratas. Quanto a música, tenho preguiça. Meus gostos são específicos e os arquivos demoram horas pra baixar.

Mas alguns dias atrás, no ócio das férias, resolvi visitar o Pirate Bay, imaginando se encontraria algum capítulo de novelas antigas, como Beto Rockfeller.

Achei algo quase melhor: um documentário produzido pela TV Cultura em 1979, chamado justamente "História da telenovela". Assisti partes dele no Centro Cultural SP, que tem uma cópia no arquivo.

Há alguns meses liguei para a TV Cultura perguntando se poderia comprar uma cópia. Eles informaram que não têm os direitos de venda de todas as imagens, por isso (naturalmente) não vendem.

OK, faz parte do trabalho de um pesquisador gastar horas em bibliotecas e acervos, consultando material que não pode ser emprestado. Mas ter uma cópia facilita tanto!

Fiquei dois dias inteiros baixando o arquivo de 690 MiB, que descia a 14 kB por segundo. Sem saber se iria funcionar.

Descobri inclusive a diferença entre MiB e MB, na Wikipedia.

Quando finalmente o arquivo se completou, meu computador não lia. Lá fui baixar atualizações do RealPlayer, mas a imagem tinha algum tipo de código e ficava alterada.

Finalmente lembrei de converter para um arquivo mais simples, usando o AnyVideoConverter. Funcionou!

O documentário foi reprisado nos 40 anos da TV Cultura, o que explica seu reaparecimento repentino.

Se alguém se interessar (secretamente) posso compartilhar.

Nenhum comentário: