sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que é a literatura?

Sexta-feira, estou cansada. Um trecho de O que é a literatura?, de Jean-Paul Sartre:

- - -

"O século XVIII representa a grande chance, única na história, e o paraíso logo perdido dos escritores franceses. A condição social destes não mudou: originários, com poucas exceções, da classe burguesa, mudam de classe pelos favores dos poderosos. O círculo de seus leitores reais se ampliou sensivelmente, já que a burguesia se pôs a ler, mas as classes "inferiores" continuam a ignorá-los, e se os escritores falam delas com mais frequência do que La Bruyère ou Fénelon, nunca se dirigem a elas, nem mesmo em pensamento."

3 comentários:

Denise disse...

ontem comecei a ler 'as palavras' do mesmo Sartre.. acabei dormindo sobre o livro.. é o cansaço, rs.

saudade, sabina.

Anônimo disse...

Estou tentando vender já meu futuro cd. E quando batia um papo com o cara que quer ser meu empresário era uma coisa semelhante a esta aí a concepção do que é música (um determinado tipo de música, que infelizmente é o que eu costumo fazer). Mundo estranho esse mundo.
Bjo

sabina anzuategui disse...

bem, eu achava sartre meio chato... mas um professor recomendou esse livro, que parece bacana.