domingo, 8 de março de 2009

Sem réplica nem discussão

Os livros que trouxe do Paraguai me causam medo. Depois do catolicismo militante de Teresa Lamas, agora encontro frases assustadoras na correspondência de Gabriel Casaccia, que, segundo a orelha, seria o fundador da narrativa paraguaia contemporânea.

Logo na primeira carta escrita ao irmão, em janeiro de 1937, ele diz:

- - -

"Te decía, pues, que había leído tres libros interesantes e importantes. Hay tan pocos libros importantes hoy en día... El tercero, y que hace poco lo terminé, es El cristianismo y el problema del comunismo, de Bardiaeff... Un libro profundo y penetrante, en que se exponen con amplitud, valor, serenidad y hondo conocimiento el hecho social de hoy y los problemas espirituales que él acarrea...

Por un lado una crítica, rica de información y hallazgos, del comunismo, demostrando su falta de espiritualidad, su desprecio de la personalidad humana... Y, por otro, el ensalzamiento del cristianismo, el reconocimento de que en su doctrina sólo se halla el respeto al hombre y a su conciencia, de que sólo en sus principios y práctica el hombre se diviniza y encuentra el ambiente propicio para cultivar y perfeccionar su vida.

Es un libro valiente, en el cual se dejan oír verdades que no admiten la réplica nin la discusión, sino la acción. 'Contra el comunismo materialista integral - dice - no cabe más que suscitar el cristianismo integral... Todo el porvenir de las sociedades cristianas depende de saber si el cristianismo, o, más exactamente, si los cristianos rechazarán el apoyo del capitalismo y de una sociedad injusta: si la humanidad cristiana ensayará en nombre de Dios y de Cristo el aplicar la verdad, que los comunistas realizam en nombre de una colectividad atea, en nombre del paraíso terrenal."

- - -

Lembro da tenda onde comprei o livro, no canto de uma praça arborizada em Assunción. Na lateral dizia "literatura paraguaia". Pensei que era um ponto de venda de livros universitários.

Minha dúvida agora é: era uma tenda de livros católicos, embora nenhuma placa indicasse, ou essa é mesmo a literatura paraguaia?

3 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

Está parecendo um livro que andei folheando: "A literatura Nazi da América" do Bolaño. É um trabalho de ficção, mas ando aqui com uma cópia do "Brasil, colônia de banuqueiros" do Gustavo Barroso, um "clássico" da literatura integralista brasileira de arrepiar os cabelos. E o indivíduo [que dizem que era da ala de direita dos integralistas e andava armado, e que punha medo até no Plínio Salgado] foi da Acadêmia Brasileira de Letras! Ainda pretendo postar um pedacinho dessa "pérola" no meu blogue...

Paulodaluzmoreira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulodaluzmoreira disse...

Também depois que eu descobri que Borges fez um discurso de apoio a Pinochet logo depois do golpe de 73 falando da gloriosa "espada" que defende a pátria...