terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Vida acadêmica

Um trecho do meu projeto de doutorado, que passei os últimos dias revisando:

- - -

"Considero importante esclarecer que – ao defender novas abordagens para a compreensão da telenovela, buscando parâmetros estéticos e históricos de literatura, teatro e cinema – não proponho “julgar” a telenovela a partir desses parâmetros. Ao contrário: acredito ser necessário compreender o posicionamento teórico dessas áreas, e inserir a telenovela no mesmo processo. Compreender a telenovela como complemento a outras artes narrativas, não como contraponto.

Gostaria de citar a reflexão de Hans Robert Jauss no artigo A história da literatura como provocação à teoria literária, publicado em 1967, que contém uma orientação ainda válida:

“Compreender a obra de arte em sua história – ou seja, no interior da história da literatura definida como uma sucessão de sistemas – ainda não é o mesmo que contemplá-la na história – isto é, no horizonte histórico de seu nascimento, função social e efeito histórico. (...)

Se, dessa perspectiva, voltarmos novamente o nosso olhar para o dilema comum à teoria literária formalista e à marxista, resultará daí uma conclusão que nenhuma delas tirou. Se, por um lado, se pode compreender a evolução literária a partir da sucessão histórica de sistemas e, por outro, a história geral a partir do encadeamento dinâmico de situações sociais, não haverá de ser possível também colocar-se a ‘série literária’ e a ‘não-literária’ numa conexão que abranja a relação entre literatura e história, sem com isso obrigar-se a primeira a, abandonando seu caráter artístico, encaixar-se numa função meramente mimética ou ilustrativa?”

Acredito que a argumentação de Jauss se aplica em plenitude à telenovela. Assim como o texto para teatro faz parte da literatura de um país, o texto para televisão precisa ser inserido e compreendido nesse quadro. Nascem daí duas questões: que imagem teremos da literatura brasileira, se incluirmos nela a dramaturgia televisiva? E que idéia teremos de nossas telenovelas, se as compreendermos no contexto da literatura brasileira?"

3 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

O texto eh interessante - ja tinha ouvido falar no argumento de inclusao da novela pelo vies dos estudos culturais, mas acho que voce esta colocando uma outra coisa, nao eh? Uma curiosidade: de onde vem seu interesse pela novela?

sabina anzuategui disse...

Bem... "a novela", de maneira geral, não me interessa. Comecei o doutorado querendo pesquisar dois autores que escreveram textos muito diferentes nos anos 70 - Braulio Pedroso (paródias) e Jorge Andrade (dramas). Em seguida me concentrei no último, porque enjoei logo do humor do primeiro.

A escolha da novela foi no início uma mandrakagem: é um formato audiovisual (departamento em que estudo) em que autores/escritores tiveram destaque. Um truque para estudar literatura sem mudar de departamento.

Mas me deparei com o primeiro grande problema: como estudar a obra de um autor num determinado gênero/formato, se a bibliografia sobre esse gênero é em grande parte insuficiente e equivocada?

Paulodaluzmoreira disse...

Essa bibliografia [ou falta de] pode ser uma grde vantagem pq um trabalho bem feito pode virar referencia.