quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Pessoas que adoram gatos

Hoje levei uma bronca da gerente da imobiliária ao lado da minha casa. Descobri que ela tem um abrigo que recolhe animais abandonados e a procurei perguntando se por acaso ela teria visto a Calu. Ou, em caso negativo, se teria outra cachorrinha para doação.

A mulher disse brava que não me daria outra cachorra. Que eu devia procurar a minha, que deve estar sofrendo por minha culpa. Por que ela não tinha uma placa de identificação na coleira?

- Eu coloquei, mas ela arrancou.
- Por que você não espalhou cartazes no bairro?
- Eu espalhei, mas ninguém ligou.
- Pois leve os cartazes aos bairros vizinhos. Ela deve estar perdida na casa de alguém que a recolheu. Ela sente a falta do dono.

A mulher me indicou uma outra, que administra um site sobre animais perdidos. Esta outra também me maltratou. Por que ela não tinha uma placa na coleira? Que espécie de irresponsável eu sou?

Alguns anos atrás aconteceu o mesmo com uma moça a quem perguntei sobre um cachorrinho doente que encontrei.

Pessoas dedicam suas vidas aos animais abandonados, com uma energia que praticamente exclui os seres humanos. Nós somos culpados e cruéis por não os tratarmos bem. Por não impedirmos que fujam. Por não mantermos todos eles junto a nós, agarrados, para que nada errado lhes aconteça.

Tentei encontrar um poema da Patricia Highsmith que li há alguns anos. "Fique longe das pessoas que adoram gatos... pessoas que adoram gatos são obsessivas a um nível maligno."

- - -

Parece que ela adorava gatos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho estranhíssimo, gente que faz orkut de cachorro. Já viu? É estranhíssimo!

Paulodaluzmoreira disse...

Gosto do otimismo do Mautner nessa sua grande canção que vale a pena conhecer [fica a recomendação], mas infelizmente conheço muita gente [como essa senhora que vc descreveu] que é "pedra bruta" dura demais, que rola pela vida inteira e... nada.

A Pessoa Bruta [Jorge Mautner]
A pessoa bruta não liga pra nuance das coisas
Por onde ela passa ela arrebenta
Pois ela é uma pedra em movimento
Que se move com o tempo e que se movimenta
E a pedra que rola pela vida vai rolando
E ao rolar aos pouquinhos ela se fragmenta
Ela rola e se esfola e vai se erodindo
E vão surgindo grãos de areia a seus pés
Podem chamar isso de experiência de vida
De erosões, iluminações e de axés
Mas eis que de repente quem era a pedra bruta
Virou a própria flor do amor em forma absoluta
Por isso que eu digo que essa vida vai nos levando
E ao levar ela nos leva nos eleva e vai nos transformando
Ê ê ê ê ê ê
Ô ô ô ô ô ô
Eu aprendi a ler no abc do amor
Ê ê ê ê ê ê
Ô ô ô ô ô ô
Pra onde for você é pra lá que eu vou

Rachel Souza disse...

Obsessiva e sociopata.rs

Laerte disse...

Bom, e mais cuidado ainda com pessoas que odeiam gatos…

Unknown disse...

poutz, e agora que seremos oito gatos (ainda que provisório)?