segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mais uma vez por Tucídides

Comecei o trabalho final do curso sobre Machado de Assis. Escolhi um conto de "Papéis avulsos" chamado "Uma visita de Alcibíades", porque sua primeira versão, publicada numa revista feminina em 1876, é um tanto diferente daquela publicada em livro em 1882.

Gosto de analisar revisões, como deve estar claro neste blog.

De todo modo, o conto usa esse personagem histórico Alcibíades, mencionado por Platão e Tucídides. Por acaso ouvi seu nome também no filme "Sócrates", do Rosselini, lançado em DVD há pouco.

Não por acaso ele está ali, mas por acaso o vi. Como adoro Rosselini, uma atração estranha pelo exagero cristão de "Stromboli", quis assistir o Sócrates no momento em que soube do lançamento.

Interessante que esse Sócrates do filme é praticamente um Jesus Cristo. Mas... outras questões.

O Alcibíades do filme é muito provavelmente baseado no livro de Tucídides sobre a Guerra do Peloponeso. E há muito tempo trago esse desejo arrastadinho de o ler, desde que descobri um texto de Peter Handke sobre ele, "Mais uma vez por Tucídides" ou algo assim.

No original, “Nocheinmal für Thukydides”.

- - -

Tudo isso talvez não interesse ninguém. Mas como ando falando de coincidências, fica aí esse ciclo estranho envolvendo Peter Handke, Machado de Assis, Rosselini, Tucídides e Alcibíades.

Um comentário:

Anônimo disse...

Falando em coincidências: postamos exatamente na mesma hora.
Quanto às cópias, preciso aprender a fazê-las. No máximo mando e-mails pra mim mesma, mas três anos é muita coisa pra mandar por e-mail.
gracias,

Bjim e Inté.