segunda-feira, 9 de junho de 2008

Sobre "O afeto"

Às vezes me espanto com a redundância na primeira versão desse texto. Também um excesso de detalhes, que confundem em vez de esclarecer. Provavelmente é reflexo de meu esforço de memória (foi muito difícil relembrar claramente meu colégio de infância). De todo modo, me espanta. Porque eu já revisei esse texto uma vez e não percebi.

Por exemplo:

Versão 1:
"A aula de natação era separada entre os alunos que sabiam nadar, na parte funda da piscina, e aqueles que não sabiam na parte rasa. As meninas vinham com o maiô vestido debaixo do uniforme, o decote aparecia por debaixo da camiseta. As duas quintas-séries desciam juntas para a piscina. Havia dois vestiários, para meninos e meninas. O chão era coberto de tiras de madeira, que já estavam molhadas quando chegávamos. Entrávamos todas com a calça vermelha do uniforme, e camiseta branca. As meninas se espalhavam pelos bancos de madeira conforme seu grupo de amigas. Algumas demoravam muito tempo para desamarrar o cadarço. Dobravam as meias, tomavam muito cuidado para passar a gola pelas presilhas e rabos de cavalo. Não olhavam para ninguém enquanto se despiam.

Paula tirava a roupa sentada, enquanto Cíntia, em pé, soltava os vários elásticos que tinha no cabelo, falando e gesticulando muito. Cíntia tinha a pele bronzeada, os cabelos longos e lisos com reflexos claros do excesso de sol. Tinha lábios grossos e usava brilho incolor - sua boca estava sempre úmida, dava enormes gargalhadas e chamava com grandes gestos as amigas à sua volta, para repetir uma coisa engraçada que tinha pensado."

Versão de hoje:
"As duas quintas-séries desciam juntas para a piscina. As meninas vinham com o maiô debaixo do uniforme, era um maiô azul-escuro que aparecia pela camiseta branca. Havia dois vestiários, para meninos e meninas. O chão era coberto de tiras de madeira, que já estavam molhadas quando chegávamos. Entrávamos todas com nosso uniformes vermelhos, as meninas se espalhavam pelos bancos de madeira e começavam a desamarrar o cadarço, dobrar as meias, tirar presilhas e elásticos dos cabelos.

Algumas meninas ficavam envergonhadas no vestiário, outras, pelo contrário, se exibiam com orgulho. Paula era discreta, nem muito tímida nem à vontade demais. Cíntia era sempre a mais animada: se arrumava em pé, falando e gesticulando muito. Sua pele bronzeada, cabelos longos com reflexos claros do excesso de sol. Lábios grossos com brilho de "efeito úmido", dava enormes gargalhadas e chamava as amigas à sua volta, com grandes gestos, para repetir uma coisa engraçada que tivesse dito."

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny