sexta-feira, 30 de maio de 2008

Um trecho

Cortei tudo o que havia de doce harmonia na versão anterior:

- - -

"Juliana me mostrou uma foto de sua irmã: era uma moça alta, magra, com um rosto delicado e nariz fino. Juliana estava ao seu lado, bem mais nova, pequena e menina; as duas tinham um sorriso aberto e feliz. Atrás dela havia um jardim com uma piscina.

- É a casa dela?
- Não. É a casa onde eu morava antes - Juliana disse, e abaixou os olhos.

Ela permaneceu em silêncio e percebi de repente, como num susto, que casa era aquela. Era a casa de seu Damasceno. Onde morava sua primeira esposa. Onde Juliana vivia antes, quando o padrinho era patrão, e sua mãe empregada. Fiquei excitada ao descobrir a confirmação desse enorme segredo, que nenhuma garota no condomíno sabia com certeza, nem Paula, nem as meninas do Colibri, nem talvez a minha mãe. Usei toda minha naturalidade para continuar falando como se não fosse nada:

- Você gostava de lá?
- Gostava.
- Você preferia morar lá ou aqui?
- Por que você está perguntando isso?
- Tem gente que prefere morar em casa. Tem gente que prefere apartamento.
- Eu prefiro apartamento. Quando eu fizer quatorze anos, vou morar com minha irmã em São Paulo.
- Ah.

A mudança para São Paulo não me interessava muito, mas ela parecia envolvida com o assunto e continuou a falar:

- Lá tem um curso de modelo que minha irmã conhece. Ela disse que sou muito baixa para ser manequim, mas meu rosto é fotogênico. Ela tem uma amiga que trabalha numa agência. Eles fazem um book para todas as alunas. É um álbum de fotos que toda modelo tem."

3 comentários:

maria claudia disse...

gostei.

Paulodaluzmoreira disse...

Só não gostei de um trecho: "Fiquei excitada ao descobrir a confirmação desse enorme segredo" por causa do "excitada" e do verbo confirmar ligado ao segredo. O resto ficou legal.

sabina anzuategui disse...

Realmente, "descobrir" uma "confirmação" é estranho. Mudei um pouco, mas mantive o adjetivo:
"Fiquei excitadíssima com a confirmação desse enorme segredo."
Quero usar umas palavras mais exageradas, porque o texto estava morno.