quinta-feira, 29 de maio de 2008

Salto médio

Uma pequena mudança para aumentar a ironia contra o narrador: na descrição dos saltos, inseri um salto "médio". Porque a enumeração de saltos pequenos, grandes e médios, por ser completa, é também vazia, o que desmonta o sentido da observação. Também inseri o comentário, "talvez não me interessasse tanto". Bem, na primeira versão ela talvez se importasse, pois descrevia o braço do garoto e alguma relação com a cena. Preferi deixar bem claro o contrário.

Versão 1:
A cada salto de Aramis a bicicleta levantava numa posição diferente, a roda virada em novo ângulo. Às vezes ia alto, às vezes o salto era pequeno, e a bicicleta mal deixava o chão. Eu observava a velocidade com que ele vinha pela trilha, e tentava imaginar a altura que iria atingir. Olhava seus braços, tentando prever o ângulo que faria para girar o guidão. Eu queria que Juliana me visse ali. Se ela passasse por acaso, e me visse sentada, admirando Aramis, negro como ela, então ela perceberia que podia se aproximar de mim, pois eu iria admirá-la também. Eu era diferente. Ela iria perceber.

Versão 2:
A cada salto de Aramis a bicicleta levantava numa posição diferente, a roda virada em novo ângulo. Às vezes ia alto, às vezes o salto era pequeno, às vezes médio. Eu observava tudo isso mas talvez não me interessasse tanto. Queria que Juliana me visse ali. Se passasse por acaso e me visse com Aramis, então ela perceberia a diferença. Eu estava junto com ele, que era negro como ela. Eu não tinha preconceitos. Ela iria perceber.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto tanto de acompanhar suas revisões. Sem explicação.
Bjos