terça-feira, 18 de março de 2008

Notei-o

Frases bonitas de um artigo publicado no "Correio do Brasil", em maio de 1872, sobre o romance "Ressurreição", de Machado de Assis:

- - -

"Isto é prejudicial sobre ser escandaloso."

"Nota-se isto no seu bello romance... pelo menos, notei-o eu de mim para mim."

- - -

A primeira diz de modo sintético: "sobre" em vez de "além de" ou algo assim.

A segunda é três vezes redundante, e por isso mais bonita.

- - -

Foram escritas por Carlos Ferreira, então com 26 anos. Estão reunidas no livro "Os leitores de Machado de Assis", de Hélio S. Guimarães.

4 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

Gostei tambem, principalmente da segunda. Acho que a redundancia eh ate triplice: notei [portanto eu], eu, de mim, para mim!
Vou baixando no meu blogue aos poucos um conto que ando revisando. Adoraria saber sua opiniao.
Abs,
Paulo

Anônimo disse...

São tantos os livros do Machado que eu não li. Uma vergonha. Pra piorar ando misturando as coisas. Fui explicar ao meu sobrinho o enredo do Dom Casmurro e quando vi estava falando sobre o emplasto do Brás Cubas. Outra vergonha. rs.
Bom feriado pra vc.
Bjim e Inté.

júlia disse...

legal saber que você gostou de qualquer coisa, sabina,

tenho vontade também de saber do que você não gosta nos textos, no tempo, nas coisas presentes,

fiquei curiosa também do que é que foi que o nosso amigo Carlos Ferreira encontrou de notável no "Ressurreição", que o fez se-procurar-se com tanta precisão ao nos dizer sua opinião,

lembro bem pouco desse primeiro romance. além de que o personagem se chama Félix e tem toda uma trama de amor, não tem? e é um ciumento, se não me confundo, o Félix.

não lembro qual, mas lembro também de uma explicação, bem ao gosto do Machado, sobre o título ser "Ressurreição", esse modo contínuo de dar consciência ao texto, ao ato do texto,

lembro também de ter achado curioso de como o "Ressurreição" parece se aproximar mais do que chamam da 2a. fase machadiana do que o "Helena", por exemplo, cronologicamente mais próximo no tempo; mas, enfim, isso é de mim para mim e o tempo, um adensamento,

(e o esaú e jacó, hein? de mim para mim é o li-vro)

-ah, que adotei a expressão do Ferreira para a eternidade!


bacci,

sabina anzuategui disse...

Ah, esta semana só coloquei uns textos curtinhos porque precisei trabalhar muito. Depois escrevo mais.