segunda-feira, 31 de março de 2008

Coragem e abnegação

Ontem quase torci o pé enquanto passeava com os cachorros. Hoje meu tornozelo está doendo.

Nos momentos de fraqueza, sinto uma necessidade do carinho que encontro nos meus livros preferidos. Olho a estante, são poucos. Não é possível gostar de muita coisa.

Gosto muito de Natalia Ginzburg. Este é um trecho do ensaio "As pequenas virtudes":

"No que diz respeito à educação dos filhos, penso que devemos ensinar não as pequenas virtudes, mas as grandes. Não a economia, mas a generosidade e a indiferença ao dinheiro; não a prudência, mas a coragem e o desprezo ao perigo; não a astúcia, mas a franqueza e o amor à verdade; não a diplomacia, mas o amor ao próximo e a abnegação; não o desejo de sucesso, mas o desejo de ser e de saber."

Quando o li a primeira vez, fiquei assombrada com a simplicidade e verdade do que ela diz. Depois não sei. Ao menos quanto à economia e a prudência... precisamos disso também.

5 comentários:

maria claudia disse...

coitadinha! tá dodói? vem aqui que a mãe faz um carinho.

Anônimo disse...

"Nos momentos de fraqueza, sinto uma necessidade do carinho que encontro nos meus livros preferidos".

você não é casada, nem tem namorado(s)?

se não, casa comigo!

no tornozelo, passa gelol que passa.

(www.blogdogafanhoto.zip.net)

sabina anzuategui disse...

Hehe. Já sou casada. Mas há um outro tipo de carinho.

ELISA MARCONI disse...

Paira uma bruxa sobre a Paulista, 900? Todas as moças que frequentam a casa torcem o pé. Ou um ou outro... Eu, da minha lavra, preferi uma virose.Mas fiquei aqui me lembrando que da última vez que torci o pé ouvi uma sábia dizer: você estava com a cabeça nas nuvens. Prudência sim, então... mas pé no chão - literalmente - também ajuda. A sorte é que para ficar com a cabeça nas nuvens há sempre a opção de uma Ginzburg... sorte a nossa, torcedoras de pés. Um beijo e boa recuperação,

Rachel Souza disse...

Também tenho poucos livros,quase todos do Noll...