quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A vida material





Nos últimos dias tenho pensado muito sobre as coisas materiais. Começou com a decisão de fazer um regime para voltar ao corpo de quando eu era nova, ágil e provocativa. O impulso não é unicamente sexual: estou também cansada da imagem maternal e pacífica que tive nos últimos anos.



Sei bastante sobre nutrição, posso calcular as calorias de qualquer alimento ser precisar de nenhuma tabela, mas sempre tive dificuldades para manter um regime por tempo longo. Agora decidi adotar um método baseado no estímulo infantil e bastante frívolo: prometi a mim mesma um presente lindo a cada quilo que eu perder.



Pois houve épocas em que eu não queria coisas lindas. Agora eu quero.



Por coincidência jantei com minha amiga Simone no sábado, e ela me disse que está escrevendo um blog chamado "C'est Sissi Bon".



De certa maneira, vejo uma relação próxima entre sua visão da moda e minha dedicação à literatura. Eu não poderia agora explicar o motivo, mas somente dizer que antes da aparência vem a forma - antes da forma vem a confecção - antes da confecção a concepção - e antes da concepção vêm os materiais. E nosso desejo permeia esse processo em busca de vínculos emotivos que não encontrariam outra tradução a não ser na melhor escolha e na mais sincera dedicação a todas essas etapas.



Eu gostaria de transcrever um trecho do texto "O uniforme M.D.". Está na página 67 de "A vida material", que talvez tenha sido o último livro escrito por Marguerite Duras:




"Já há quinze anos tenho um uniforme, é o uniforme M.D., esse uniforme que inspirou, ao que parece, um costureiro no ano passado: colete preto, saia reta, pulôver de gola alta e botas curtas no inverno. Eu disse: sem vaidade, mas não é bem isso. A busca do uniforme é a busca de uma conformidade entre a forma e o fundo, entre aquilo que pensamos parecer e o que gostaríamos de parecer, entre aquilo que pensamos ser e o que desejamos mostrar de forma alusiva na roupa que usamos... Sou muito baixa. Por isso não posso usar a maior parte das roupas usadas pela grande maioria das mulheres. Toda minha vida ficou marcada por essa dificuldade, esse problema; não sobressair de forma alguma pelo vestuário para não chamar a atenção para o caso de uma mulher muito baixa. Usando sempre a mesma roupa, fazer com que as pessoas deixem de preocupar-se com minha estatura. De maneira que elas passem a observar a uniformidade do vestuário, não a razão da coisa."

Nenhum comentário: