quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Pelas barbas de Merlin

"Sala de aula do colégio em que Olívia estuda desde criança. Uma sala limpa, em que tudo é novo e tudo é plástico. As paredes são feitas de placas pré-fabricadas, o chão é coberto de um revestimento sintético cor gelo. Um branco acinzentado que nunca lembraria gelo, nenhum brilho, nenhuma transparência, nenhum reflexo azul. A sala cheia, vinte e oito adolescentes bem criados da Granja Viana. Um grupo tenro e pálido de garotos e garotas de dezesseis anos, limpos, saudáveis, as camisetas brancas e bem lavadas do uniforme. A professora de química certinha, arrumadinha, segura o pincel atômico com a ponta dos dedos para não se sujar. Ainda não tem trinta anos, cabelos clareados e alisados com escova, estudou no Rio Branco desde criança e agora é professora. Uma vida inteira no Rio Branco. A vida inteira na Granja.

Aquele ano para Olívia se arrastava sofrido desde o começo. Evitar a primeira fila de carteiras, seu lugar preferido desde o ensino fundamental, recuar para a quinta carteira na fileira do canto não ajudou. Ela estava mais escondida mas não melhor. Suzana a acompanhou meio contrariada para a quarta carteira, à sua frente. Olívia observava durante a aula seu cabelo liso, comprido e bem penteado. Sentia um pouco de raiva, um pouco de desprezo, um pouco de inveja. Por que os cabelos eram o centro da vida de todas as garotas em sua classe? Como conseguiam fazer escova todos os dias? Olívia nunca teria aquela paciência. Ela não conseguia conceber que cabelos merecessem tanta importância, cabelos são só cabelos, pelas barbas de Merlin. Ela não podia mais dizer pelas barbas de Merlin. Ela não gostava mais de Harry Potter."  

2 comentários:

Anônimo disse...

Lembrei do Igor.

Um menino novo nessa sala. Ele estudou até o nono ano em escola pública onde era tímido por ter a rosto cheio de espinhas e por ser muito magro. Achou refúgio nos jogos de RPG e no heavy metal. Carregava dois morcegos de plástico no bolso porque achava que era vampiro, mas no fundo queria ser Bruce Dickinson e perder a virgindade.

No primeiro dia de aula na escola nova, Igor prefere ficar na sala da hora do intervalo.
A Olívia havia esquecido o dinheiro do lanche e volta para sala. Igor estava de olhos fechados com fones de ouvido e o cabelo solto.

Olívia acha engraçado, esbarra em uma carteira quase de propósito.

sabina anzuategui disse...

A história acontece em 2009. RPG e Heavy Metal é super retrô. ;)