segunda-feira, 6 de maio de 2013

Planejamento


Escrevo dois ou três capítulos sem pensar no conjunto do livro. Depois o rumo se perde. Faço um resumo (uma linha) dos capítulos já escritos, organizo as ideias para a sequência.

- - -

No apartamento novo, Fernanda estuda para seleção de mestrado, preparando-se para deixar a Escola da Fonte.

Melissa procura trabalho.

Questões sexuais entre elas. Melissa quer extrema delicadeza e lentidão.
- Do ponto de vista puramente sexual, seria bi, se não houvesse outras questões.
- Existe o sexo de comunhão. E o sexo de caça e presa.

Melissa volta pra curso de judaísmo (fase de encerrar o que antes deixou interrompido).
- Fez o curso de judaísmo, depois da internação de Guilherme e a morte da avó, para tentar resgatar as raízes mais seguras de seu pai.
- questão de deus / apostilas de judaísmo

Fernanda acompanha Melissa num sábado de manhã na sinagoga. Vê jovens evangélicas morenas, sozinhas.

Melissa volta a escrever, de noite, depois que Fernanda vai dormir.

Todo dia de manhã, antes de sair para o trabalho (Melissa ainda dorme), Fernanda lê o que ela escreveu na noite anterior.

Textos de Melissa:
- Algumas pessoas vivem na fantasia. Antes eu também vivia. Fiz um esforço para viver na vida real e agora isso me pesa.
- bula de remédio estabilizador
- A depressão por uma questão de delicadeza, por não descontar o peso no outro. Suportar o próprio sofrimento (difícil).
- Sobre Guilherme: "Eu havia me convencido que minha reação protetora e maternal não ajudava. O resultado era contrário: sua passividade se prolongava na proporção em que eu permanecia disponível ao seu lado. A dedicação aumentava apenas meu cansaço, eu havia prometido a mim mesma que não iria ceder. Ele deveria tomar o remédio. Por dois meses ouvi as mesmas frases enquanto ele desejasse falar, acreditando que era um momento especial em que descobríamos algum tipo de verdade, nos aproximávamos da essência, alcançando outro nível de percepção. Nada disso sobreviveu depois da crise. As frases sentidas, sempre as mesmas, me cansaram. O médico acreditou que ele estava doente, mas eu também já estivera doente e nunca atrapalhei o sono de ninguém que precisasse trabalhar no dia seguinte. A depressão é assustadora mas não impede ninguém de perceber que os outros também têm suas necessidades."

Nos textos, Melissa descreve seus hábitos: acordar, olhar notícias e anúncios de emprego, restringir fantasias e angústias, concentrar-se em coisas concretas.

Fernanda vai com Melissa p/ o interior, conhece os pais dela.

Mãe de Melissa gosta das notícias (fim da faculdade, curso de judaísmo), diz que o pai está feliz (depois de velho, questões de origem o comovem).

Melissa conta um pouco da vida dos pais.

Prima de Melissa (por parte de pai) oferece vaga de estágio (sinopses, etc, em agencia de assessoria de imprensa para empresas da área farmacêutica).

Melissa volta a receber mesada da mãe.

Nenhum comentário: