sexta-feira, 15 de abril de 2011

Trabalhar cansa

O filme Trabalhar cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra, foi selecionado para a mostra Un certain regard, no festival de Cannes.

Marco, Juliana, e parte da equipe do filme, estudaram no curso de Cinema da ECA-USP, assim como eu. E o diretor de arte, Fernando Zuccolotto, foi meu aluno em 2005! Um de seus primeiros trabalhos talvez tenha sido assistência de cenografia na minha festa de casamento, decorando com magros recursos a quadra da Vai-vai.

Sobre o filme, ouvi informações soltas. Sei superficialmente (e não garanto exatidão), que os diretores e seus amigos próximos trabalharam com a Companhia do Latão, grupo teatral contemporâneo inspirado pelo pensamento de Brecht.

Os protagonistas de Trabalhar cansa são um casal que, diante da ameaça de desemprego, resolve abrir um mercadinho de bairro. Quando ele começa a funcionar, aparece um cheiro ruim e uma gosma na parede, crescendo inexplicavelmente. Uma mancha animal, horrível e sem explicação.

Sem ver o filme, imagino que ele misture o estranhamento de certo cinema contemporâneo (o horror do cotidiano) e a precariedade do discurso corporativo proativo.

Algo como um roteiro de Sérgio Bianchi, dirigido por David Lynch, e mais um pouco de nossa leve ironia diante impotência.

"TRABALHAR CANSA" - teaser from Gabriela Cunha on Vimeo.

Nenhum comentário: