sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Para lá do Pará

Em boas vindas ao fim-de-semana, pensei em compartilhar a divertida e perspicaz canção de Tom Zé, Para lá do Pará, do álbum Estudando o pagode: na opereta segregamulher e amor.

Mas não encontrei a música no You Tube - e, ainda mais impressionante, não consegui copiar o CD no meu computador. Deve haver uma trava contra fãs generosos.

Com essas limitações, segue só a letra. Talvez seja bom avisar que é uma música alegre, as primeiras estrofes lembram um forró.

Meus versos preferidos são:

"E quer muito mais para lá
Dessa nossa disputa imbecil
Quero,ali na fronteira
Do Tato e do Tempo,
Estar nua no vazio"

E também:

"Para tomar a três vidas daqui
O trem atrasado do esmo,
Que vai parar
Agora mesmo,
Exatamente aqui.
Exatamente aqui."


Mas talvez eu já tenha escrito isso por aqui...

- - -

Para lá do Pará

O que você pensa
Eu sei que você pensa
Que a mulher não pensa
Mas pensa

O que você quer
Eu sei que você quer
Que a mulher não quer
Mas quer

E quer muito mais para lá
Dessa nossa disputa imbecil
Quero,ali na fronteira
Do Tato e do Tempo,
Estar nua no vazio,
Para que Deus me assalte o salto
Além do sentimento.
Porém,depois dali,só me conduz
Quem viaja nos braços do ano-luz,
Para tomar a três vidas daqui
O trem atrasado do esmo,
Que vai parar
Agora mesmo,
Exatamente aqui.
Exatamente aqui:

Para lá do Pará,
Para lá do pensar,
Para lá do pensar.

Para lá do Pará,
Para lá do pensar.
Para lá do pensar.

4 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

Tenho esse CD há um tempão mas quase não escutei. Vou tirar da estante agora! Vc sabe se as letras do Tom Zé são sempre dele mesmo?

sabina anzuategui disse...

eu adoro esse disco! tem uma ou duas "poetices" exageradas (faz parte do tom zé)... mas o conjunto é ótimo, o jeito que uma canção se junta à outra, como se fosse uma unidade só.

Anônimo disse...

ouvi muito falar desse disco. procurei pra baixar, mas não encontrei. :(

sabina anzuategui disse...

Eu uso um programa, CD-DA-X-Tractor, que normalmente funciona pra copiar discos em vários formatos. Mas nesse CD não funcionou... sei lá.

Mas tem várias faixas no You Tube.