sábado, 7 de novembro de 2009

Zeitgeist

Passei os últimos dias escrevendo um projeto de pesquisa, para a faculdade onde trabalho. Resolvi fazer uma introdução mais pessoal, não sei se vai funcionar.

- - -

"Desde 2008, em minha pesquisa de doutorado sobre a telenovela O grito (Jorge Andrade, Globo, 1975) tento recuperar uma questão discutida pelo prof. Carlos Augusto Calil em meu curso de graduação. Em suas aulas sobre o cinema brasileiro, ele analisava um hiato de geração – uma ruptura no modo de pensar, produzir e criar, entre a produção dos anos 1970 (o cinema marginal) e dos anos 80 (o neon-realismo).

Esse hiato, compreendido de maneira mais ampla, de algum modo explicava meu desconforto ao apresentar, em seminários de pesquisa, o trabalho desenvolvido sobre a década de 1970 - época em que nasci, e não testemunhei de forma consciente.

Mesmo pesquisando com dedicação, eu me sentia constrangida ao expor minhas considerações a outros pesquisadores mais velhos, que tinham vivido os anos 70 jovens ou adultos.

Por que essa vergonha? A inquietação me conduziu a outras dúvidas: por que a vontade de pesquisar um passado tão recente? Por que os estudos já publicados, em maioria escritos por gente que vivenciou o período, não respondiam completamente às minhas perguntas?

(...)

Retomando o hiato de geração já mencionado: vários fatores históricos contribuíram para que a memória cultural dos anos 1960 e 1970 fosse parcialmente esquecida – ou melhor, retomada de modo seletivo, valorizando alguns aspectos e obliterando outros. De modo resumido, poderíamos mencionar: a mudança curricular efetuada pelo governo militar no ensino médio e fundamental; a ausência de certas vozes públicas – por censura, mudança de posição, exílio ou morte; a penetração massiva da mídia televisiva no país, interferindo em hábitos culturais e reforçando a importância social de consumo; um novo zeitgeist valorizando a alegria e o deboche, denunciando cansaço em relação à esquerda militante."

- - -

OBS: Paulo, no texto incluí os livros que você indicou e citei seu nome... questão de justiça - obrigada.

2 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

Sabina, se vc quiser, manda o texto integral por e-mail que eu leio com prazer.

sabina anzuategui disse...

ah, obrigada! vou mandar... mas fiz meio rápido, deve estar cheio de pontas soltas.