quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ferir a ninguém

"Não sou fraco. Posso dar aparência disso, por me deixar levar facilmente, em determinadas circunstâncias. Mas, de fato, só transijo quando não há, em causa, um interesse fundamental. Sei que não me faltam vontade e ânimo, pois sempre procurei a verdade e nunca temi enfrentá-la.

Amo Gabriela, eis o que se passa comigo. Há uma semana que não a vejo, e nada supre a falta que ela me faz. Dirão que é ridículo, além de desonesto e absurdo. Será o que quiserem mas, à margem de tudo isso, é algo que tem a grandeza da verdade e que não me envergonho de confessar.

(...)

Bem sinto que há, em nosso coração, uma lei moral, mas o que esta lei me prescreve é que não cause dano a ninguém. Não estou causando mal a ninguém. Carlota não sofrerá com isso, pois jamais o saberá. Nem este sentimento é qualquer coisa que possa molestar Gabriela: existe comigo e é só para mim.

Acho-me tranquilo, convicto de que nada vai haver de extraordinário. Não tenho capacidade para dramas. Possuo um terrível bom senso, e o bom senso nunca dramatiza as coisas.

É verdade que não sermos capazes de dramas já constitui, por si só, um drama. Para os que o são, um lance épico tudo resolve. Nós outros roemos ingloriamente a nossa dor, burocratizamos o nosso sofrimento.

(...)

Por que não reprimir este sentimento? Talvez com um pequeno esforço ainda pudesse extirpá-lo, se é que não tem raízes mais profundas do que suponho.

Valeria a pena, entretanto? Se não vou ferir a ninguém, por que me hei de privar da agradável emoção que me traz o convívio de Gabriela? Por que cortar este último contato coma a vida e com a poesia?"


(Abdias, de Cyro dos Anjos, pp. 80-81)

4 comentários:

.mari. disse...

A biblioteca da Cásper não tem nada desse autor ¬¬'

Paulodaluzmoreira disse...

Achei muito bem escrito. Uma prosa agradável e bem medida. Fiquei curioso...

Anônimo disse...

Interessante. Só conhecia o Amanuense Belmiro. Nem sabia que tinha mais. rs
Bjo

sabina anzuategui disse...

Pois é, Tata. O Amanuense Belmiro ficou famoso por causa do Antonio Candido, acho.

Agora tem um grupo de professores da UFMG que está estudando e reeditando a obra completa dele.

- - -

Mari, posso te emprestar o livro quando acabar. É uma edição nova.