terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ataídes para todas as épocas

"- Ele diz que os tempos são outros e é natural que a nova geração substitua a velha, mas desconfio que tem esperanças de não ficar esquecido. Acredita que o Brasil vai mudar muito, principalmente se houver guerra na Europa. Foi revolucionário em 1922, 1924, e 1930. Agora, é de paz... Ainda espera assistir à evolução social do Brasil, mas deseja que as modificações venham sem violência, pela simples pressão das massas. É o que está sempre a dizer... Se o senhor visse a cara que mamãe faz com essas conversas... Papai lhe chama "latifundiária" e diz que os Ataídes têm mentalidade feudal. O senhor acha?

Respondi que, tanto quanto conhecia a história da família, podia assegurar que sempre houve Ataídes para todas as épocas. A prova é que tínhamos ali uma Ataíde socialista...

Estas palavras lisonjeiras fizeram-lhe os olhos brilhar de prazer. Certamente por ter vindo à baila a palavra "socialista", Gabriela exclamou, de súbito:

- Xi!... Estamos perdendo tempo em conversas. Precisamos trabalhar... Ia-lhe dizendo que podíamos formar duas comissões, para que o grupo não fique muito grande. Cada uma poderá agir num setor..."

(Abdias, de Cyro dos Anjos, p. 114)

3 comentários:

Anônimo disse...

deixei uma resposta confusa lá, mas o site é esse aqui ó:
www.goear.com
dá pra fazer upload tb.
Bjos.

sabina disse...

obrigada!

Paulodaluzmoreira disse...

Se sempre há Ataídes para todos os gostos, imagina Moreiras: de Kid Morengueira ao Unibanco...