quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Conte sua história

Rua movimentada no centro da cidade. Numa esquina há uma placa dizendo: "Conte sua história - R$ 1,00". Amarrado à placa há um pote de vidro cheio de moedas.

Uma mulher de 30 anos, com roupas discretas e formais, vem caminhando.

Ela nota a placa e para. Olha em volta: não há ninguém por perto, só as pessoas passando.

A mulher fica ao lado da placa, arruma a postura como se falasse a uma platéia (embora ninguém a observe).


MULHER - Eu nasci em Santana do Parnaíba. Minha mãe era professora do Estado e meu pai trabalhava na prefeitura. Quando eu tinha oito anos ele morreu. Minha mãe pediu transferência pra Santos, pra morar perto da irmã dela, que é minha tia. Eu gostava de desenhar quando eu era mais nova. Pensei em estudar Artes Plásticas mas fiquei com medo por causa do desemprego. Então eu estudei Psicologia na Universidade Católica, que minha mãe não tinha dinheiro para pagar. Eu fui trabalhar num escritório e estudava de noite. Meu primeiro namorado era colega da minha turma. Ele não era muito bonito mas era engraçado, tinha muita energia, eu era apaixonada por ele. Mas depois ele começou a me tratar mal. Ele dizia que eu não tinha ambição, que meu único objetivo na vida era arrumar um emprego pra pagar as contas. Um dia ele disse que queria terminar e eu chorei muito mesmo, muito mais do que eu já tinha chorado na vida. Mas eu me formei, depois comecei a trabalhar no departamento de recursos humanos de uma empresa aqui em São Paulo. Minha mãe se aposentou e veio morar comigo, e no ano passado eu me matriculei num curso de pós-graduação em administração e marketing. É isso.

A mulher olha à sua volta. Ninguém a observa.

Ela fica um pouco constrangida, por fim abre a bolsa e procura uma moeda.

Coloca a moeda de R$ 1,00 no pote, e vai embora.

(roteiro escrito para o projeto Tertulia, de Duilio Ferronato)

6 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

Legal o roteiro. Quando vai ser filmado?

Anônimo disse...

http://bigthink.com/ideas/why-modern-sex-is-a-lot-like-a-trip-to-kfc nada a ver com o tema do post, mas achei meio alinhado com sua linha de pesquisa.

.mari. disse...

Surreal. Gostei.

sabina anzuategui disse...

paulo, eles filmavam vários vídeos num dia só, num lugar público em SP, depois colocavam no site uma vez por semana.

quanto a esse, não sei o que aconteceu...

sabina anzuategui disse...

samuca, gostei do vídeo. obrigada ela dica.

Rachel Souza disse...

Que angústia, Sabina! Que mulher cozida!
Beijo!