quinta-feira, 2 de julho de 2009

Intelectuais precarios

Duas descobertas interessantes durante as ferias:

1 - Entrevista com duas editoras e escritoras francesas, que escreveram 2 livros (em 2000 e 2008) sobre o que chamaram de "intellos precaires" (perdoem erros de ortografia - como já disse, blog em férias nao tem revisao). Intelectuais precarios - nao quanto às ideias, mas economicamente.

Bem, claro, tudo se relativiza no Brasil, em que a precariedade reina sempre. Mas muito do que escrevem se aplica à nossa situação recente (professores sem contrato permanente de trabalho, jornalistas vivendo de freelance e ganhando menos por isso, intelectuais que trabalham por paixao e fingem nao ver que trabalham muitas horas por menos dinheiro). Gostei de haver livros sobre isso.

2 - Uma livraria feminista moderninha numa especie de bairro intelectual-jovem-boemio de Roma, chamado Pigneto. Curioso que havia só livros escritos por mulheres, e a maioria parecia muito ruim... livros sobre os problemas do desejo, a situação sofrida de mulheres nos paises muçulmanos, etc.

Ok, são temas importantes, mas não leria livros inteiros sobre isso. Matérias de jornal ok - livros, aiai.

De todo modo, me interessei muito e comprei tres livros de uma italiana nascida em 1924 e falecida nos anos 90, que nao conhecia. Goliarda Sapienza.

Filha de militantes de esquerda, ela mesma violeta e radical (aparentemente, pelo que sugerem as orelhas dos livros; teria assaltado lojas por questões politicas e passou um tempo presa). Li alguns parágrafos, me pareceu ótimo.

Comprei e vamos ver.

Nenhum comentário: