quarta-feira, 24 de junho de 2009

Manuscrito de Simenon

Andando a toa pela rua, esbarrei no pequeno Museu de Cartas e Manuscritos.

O acervo e' pequeno ou havia pouca coisa exposta. Apesar de minha paixao por Proust, o manuscrito que mais me comoveu foi um volume datilografado de Simenon: Maigret e a velha senhora, ou algo assim.

Ouvi historias de seu metodo de trabalho: ele escrevia seus livros em onze dias. Antes pensava, planejava, concebia a trama. Entao avisava a todos os amigos e conhecidos que comecaria a escrever, e passava onze dias trancado sem falar com ninguem.

Nao sei onde li, nem se e' mesmo verdade. De qualquer forma, como gosta de dizer meu cabrito: se non e' vero, bene trovato.

(obs: texto em ferias nao tem revisao, por isso nao verifiquei a ortografia em italiano)

3 comentários:

.mari. disse...

Garanto que para mim não fez diferença...=P
11 dias é muito tempo pra se ficar dia e noite escrevendo, haja vontade de produzir!

sabina anzuategui disse...

bem, leve em conta que ele devia escrever um livro por ano. entao, onze dias de trabalho intenso e um ano todo pra descansar é um otimo negocio!

Paulodaluzmoreira disse...

Faulkner escreveu "Enquanto Agonizo" em seis semanas enquanto trabalhava no turno da noite na caldeira [antiga central de aquecimento] da universidade do Mississippi - de meia-noite as 6 ele enchia de carvão a caldeira e escrevia apoiado num barril até a caldeira esvaziar de novo. A tradução brasileira do título [As I Lay Dying] parece até referência ao processo de escritura...