domingo, 29 de março de 2009

Política em 1 lição

Aprendi basicamente tudo o que é necessário saber sobre mídia no colegial. Meu pai queria que eu gostasse do rock e me fez uma assinatura da revista Bizz. Na época era dirigida pelo André Forastieri, que virou meu ídolo de adolescência. Meu pai tadinho permaneceu frustrado, porque eu lia a revista mas o rock propriamente nunca me entusiasmou. Até gostava de ler sobre o movimento punk e etc, mas não tenho angústia suficiente para incorporar certas músicas aos meus hábitos.

De todo modo, aprendi muito com a revista - foi o primeiro lugar onde percebi, por exemplo, que o homossexualismo existia de fato, e não era apenas um tema cuja sugestão tinha o poder infalível de fazer a classe média rir.

Lá também saiu uma reportagem sobre a áurea fase da MPB em que alguém pensou: por que não pegar um carinha qualquer, inventar um nome artístico que pareça estrangeiro, escrever umas músicas em inglês e lançar no Brasil como se fosse música americana? Se o fenômeno envolveu todas as gravadoras, isso não lembro. Mas a grande sacada deve ter vindo da Som Livre, porque o negócio de trilhas de novela era uma mina de ouro nessa época.

Enfim: quem já viu o clip de Feelings, com Morris Albert em calça boca-de-sino caminhando entre os eucaliptos do parque Ibirapuera tentando sugerir um bosque no hemisfério norte, sabe que o mundo não é sério.

- - -

Digo isso somente pra situar um eventual desavisado e enfim dizer que a Nina Simone é tão inacreditável que prefiro não me limitar a um adjetivo.

Assistam o que ela faz com Feelings nesse vídeo. Meu-deus-do-céu.

Tudo o que é preciso saber sobre política e arte está aí.

6 comentários:

Unknown disse...

Oi Sabina,
obrigado pela lembrança. E pela dica da Nina Simone, sensacional! Caceta!
Bjs
André

maria claudia disse...

arrepiante.

Auto Retrato disse...

Tenho cinquênta anos e no tempo dos romantismos regados a baladas made USA, eu estava perdidamente apaixonada por meu marido. Acho que eu tinha aí pelos dezesseis anos e ouvindo Feeling eu fui literalmente chutada , chovia muito e eu chorava muito também, claro que a balada romantica ajudou.Flávio Cavalcante nos vaisara que o cantor estrangeiro era produto paraguaio, mas éramos tão alucinados pela paixão que não dávamos muito ouvido. Obrigada por suas observações tão pertinentes. Valeu

Paulodaluzmoreira disse...

Sensacional a versão da Nina Simone!

Unknown disse...

Morris Albert!!!!!! Hahahahahaha.
Amo essa versão da Nina Simone!
Beijos

Daniel disse...

A Nina é gigante.
Na primeira vez em que ouvi esta aqui http://www.youtube.com/watch?v=ORSzfw8FE-o a frase que me veio à cabeça foi "Nina Simone, você fez uma panqueca de mim".

Incrível: http://www.youtube.com/watch?v=klIcu7r46Ig