quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Camiseta de assistente

Alguns dias atrás sonhei que o Jararaca Alegre escrevia reclamando, dizendo que eu deveria caprichar mais neste blog, em vez de comentar matérias de jornal.

Talvez ele e sua versão onírica tenham razão. De todo modo, como resistir à interessante matéria que saiu hoje na Folha sobre os assistentes de artistas plásticos famosos?

- - -

Artista suíço tem 1.400 "assistentes"
DA REPORTAGEM LOCAL

Nenhum artista contemporâneo tem mais assistentes do que o suíço Gianni Motti -hoje passam de 1.400. E nenhum assistente ficou mais conhecido do que os dele.

Isso porque há 12 anos, quando um estudante de arte ganhou uma bolsa para trabalhar com Motti, o artista o despachou numa viagem pelo mundo. Sua única obrigação era vestir uma camiseta amarelo néon com a inscrição "Gianni Motti Assistant".

"Ele ficava aqui no ateliê, me acordava às sete da manhã, não queria um assistente me irritando", lembra Motti, 51. "Então mandei ele pegar o dinheiro e fazer uma viagem pelo mundo, ele foi até para a Austrália e aprendeu muito mais do que se tivesse ficado aqui comigo."

A performance logo virou fetiche entre estudantes de arte e se multiplicou. Motti envia o logotipo a artistas do mundo inteiro, que reproduzem suas camisetas. "É como ter uma voz em cada canto do mundo, como se fosse a globalização do artista, que está sempre presente, ocupando o território."

Prova disso é que, em 2008, um assistente de Motti no Second Life chegou a discursar na versão virtual do Fórum Econômico Mundial.

(Silas Martí)

2 comentários:

Alê Quites disse...

Gostei daqui. Voltarei! beijos

Camilo disse...

só agora estou vendo isso... rs

Jararaca Alegre: de pesadelo a sonho... e ainda tem gente que não acredita na teoria da evolução!