sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Acontecimentos patéticos

Escrevo meio forçada, porque seria bom terminar o livro infanto-juvenil em janeiro e mandar para o concurso da editora SM. Mas o ano está acabando, eu preferia descansar um pouco e ficar lendo no sofá.

Perdi o interesse em comentar a revisão desse livro, porque a linguagem é simples e não tenho grandes dilemas ao escrever.

O trabalho mais interessante foi a mudança de tom em relação à versão anterior. No primeiro manuscrito havia muitos personagens e tramas secundárias. Era uma gente solitária e suas vidas bastante tristes.

Joguei fora esse primeiro texto e aproveitei só duas páginas. Mudei o foco da narração, que agora vem da adolescente órfã, inteligente e um pouco abismada com a situação da família depois que a mãe morreu. Ela conta a história com bastante leveza, como se mal pudesse acreditar nos contratempos domésticos causados pelo declínio financeiro do pai. Gosto desse contraste entre ironia e acontecimentos patéticos.

Muitas vezes tenho o impulso de colocar na história todo o sofrimento pessoal que me fez considerar aquilo importante para ser escrito. Depois de um tempo, talvez justamente por escrever e relativizar as situações, o sofrimento vai embora. Então releio o texto e vejo que aquilo também é engraçado, apesar de trágico.

Já fiz a mudança de tom em três histórias. É um trabalho que me alivia muito.

4 comentários:

Anônimo disse...

aham. sei como é. mudança de tom, recortes, "homicídio" de personagens... sei como é tudo isso. e é importante mesmo, quando se percebe que é necessário. também sei o quanto escrever forçado é foda. tem uma vantagenzinha só: a gente se disciplina. vai que um dia se é convidados a escrever para jornais e revistas. -- abraço e até, mulher. (www.blogdogafanhoto.zip.net)

Muadiê Maria disse...

Sabina, seu blog é muito interessante.
Um abraço

silvana tavano disse...

Eu trabalho em uma revista, Caruco. Há muuuuitos anos. E lá, disciplina tem nome: é fechamento. Essa eu tenho, por treino e necessidade. Mas ainda não consegui ser disciplinada com os meus outros escritos...
Sabina, eu também queria muito trabalhar num texto pro concurso da SM, mas só tenho pensado no quanto seria bom estar lendo um livro no meu sofá.
Silvana
http://diariosdabicicleta.blogspot.com

sabina anzuategui disse...

A disciplina para escrever também custa um certo dinheiro... Para conseguir um horário livre na semana, só trabalho meio-período. No final do mês, aquele salariozinho mirrado me dá uma tristeza. Mas acho que é necessário. É muito difícil trabalhar o dia inteiro, e ainda encontrar energia para escrever.