segunda-feira, 30 de novembro de 2009

40 mulheres numa floresta

Na casa de minha amiga Eliany, encontro uma cópia de Meu jantar com André, de Louis Malle. Foi digitalizada a partir de um VHS gravado da televisão. Tem o logo do Eurochannel - deve ter sido exibido há uns dez anos, quando esse canal ainda tinha uma programação decente.

Assisti aos primeiros vinte minutos. Depois de uma introdução sobre André, os dois amigos se encontram num restaurante e começam a conversar. O filme inteiro se passa ali, segundo me disseram.

Logo na primeira pergunta - "O que você andou fazendo nos últimos anos?" - André conta sua experiência com Grotowski. Este o tinha convidado para um curso de teatro na Polônia. André recusa. Está em crise, não acredita mais no teatro, não tem o que dizer.

Grotowski pergunta: - O que eu poderia oferecer para você aceitar o convite?

André - Bem, se você conseguir 40 mulheres judias, que não falem inglês nem francês, toquem gaita ou trompete, estejam em crise com o teatro, e uma floresta para nos instalarmos, então eu vou.

Grotowski consegue praticamente tudo: as mulheres não são judias, nem todas tocam trompete, mas sabem sim tocar algum instrumento. Além disso, ele conseguiu também 40 homens que preenchem aproximadamente os mesmos critérios. E conseguiu a floresta.

André - Como eu poderia recusar?

3 comentários:

Paulodaluzmoreira disse...

Vou tentar achar esse filme por aqui.

Anônimo disse...

muita mulher para pouca floresta.

sabina disse...

na sequencia do filme, andre conta que um casal se apaixonou e fugiu pela floresta. alguns dias depois, o grupo os reencontrou, dormindo no chão, abraçados.

eles haviam entendido a proposta!