segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Tutoria

Alguns anos atrás estive muito interessada na idéia de tutoria. Algumas universidades americanas oferecem esse acompanhamento para escritores iniciantes. Não é um curso, mas um trabalho de leitura e comentários feito por escritores mais experientes. Faz parte da pós-graduação de alguns cursos de crianção literária.

Isso me interessava muito porque escrever sempre foi difícil para mim. Eu queria aprender, de alguma maneira, e não sabia como. Talvez eu tenha errado a escolha no vestibular, quando decidi não fazer Letras. Aos dezessete anos, achei que era um curso de formação de professores e, como não queria ser professora, desisti. Não sei se fiz certo.

Estudar Letras é diferente de fazer uma graduação em Criação Literária. Os cursos de criação são mais generosos com quem está começando... o professor não compara um aluno com um escritor clássico. O aluno é orientado em seu próprio estágio de amadurecimento, e talvez se estimule uma certa cegueira, para que ele próprio não se compare tanto.

Quando a gente é novo, as referências muito sistematizadas podem atrapalhar. O excesso de leituras também, eu acredito. É bom ter liberdade para ler e escolher intuitivamente aquilo que parece importante.

Hoje a história literária me interessa muito. Às vezes sinto que estou recuperando o curso de Letras que não fiz. Aos trinta anos já não corro o risco de ser esmagada pela história, ao menos espero.

No meu site antigo, eu oferecia minha tutoria se alguém quisesse... era um pouco de pretensão, talvez, porque eu tinha vinte e cinco anos. Mas era uma tentativa de diálogo, também.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sim, eu estive no site antigo antes de ler esse seu último texto aqui. Tem muita coisa que não está abrindo por lá, mas gostei do que consegui ler. Achei interessantíssimas as inserções de comentários sobre a narrativa, essa coisa de ver uma história sendo escrita é muito didática. Só não tinha reparado no link q vc citou sobre a tutoria.

sabina anzuategui disse...

Eu parei de atualizar o site antigo... por isso alguns links não funcionam. Também há várias histórias sem final.