quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Criação literária

Queridos amigos e autores em formação: 

Em setembro, começarei algumas orientações particulares de criação literária. A proposta é acompanhar o autor iniciante durante a escrita de seu livro de prosa, auxiliando na estruturação geral da narrativa, redação dos capítulos, definição de estilo e outros aspectos criativos. 

O período de orientação pode durar de 2 a 6 meses, conforme a necessidade do autor. Nesse período, o objetivo é concluir a redação do original desejado, em sua primeira versão.


O trabalho se organiza assim: primeiro há uma conversa, para organizar os objetivos do autor. A partir disso, eu organizo um cronograma, prevendo o número de encontros e o conteúdo de cada etapa.

Os encontros podem ser semanais ou quinzenais. Na cidade de São Paulo, podem ser realizados pessoalmente. Em outros municípios ou estados, pela internet, via skype. 

Cada encontro de 1 hora teria o valor de R$ 70, incluindo as trocas de emails no processo. 

O email de contato é sabina.anz@gmail.com.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Richard Skinner, diretor da Faber Academy

Richard Skinner, diretor da Faber Academy, escola criada pela prestigiada editora britânica Faber and Faber, em Londres, é um dos convidados do Pauliceia Literária, festival que acontecerá de 19 a 22 de setembro na Associação dos Advogados de São Paulo.

O britânico coordenará, no dia 21, uma oficina literária chamada "Da Ideia à Criação do Romance". Serão três horas de atividades, em inglês.

Segundo ele:

"Bons romances não são escritos com a cabeça ou com o coração, mas sim com o estômago. Meu objetivo para este workshop é tentar mostrar que um romance será muito melhor se o autor seguir seus instintos viscerais."

"Cursos de escrita criativa não devem servir para dizer o que os estudantes devem pensar ou escrever, mas para ajudá-los a desenvolver suas próprias fontes de criação."

Em seu livro teórico "Fiction Writing" (Hale Books, Inglaterra), do qual foram pinçadas as dicas abaixo, Skinner diz que não é propriamente a escolha da "voz" literária o maior problema dos escritores iniciantes. O professor sustenta, por sinal, que "encontrar a própria voz" é um dos grandes mitos literários. A grande inimiga é a pressa.

"Quando um autor novo tem uma ideia, ele começa a escrever de modo afoito e perde o gás depois de 50 páginas. Uma das partes mais difíceis do processo de escrever é o de sustentar e desenvolver a história", diz à Folha.

DICAS DO PROF. SKINNER

1 - CTRL C + CTRL V
Pegue um livro que você admire e copie uma página. Observe o ritmo das frases. O que você nota nelas? Escreva usando os recursos

2 - BIG BROTHER
Vá a algum lugar cheio de gente, como uma estação de trem ou um café, e observe o que acontece no entorno. Observe as pessoas e tente criar pequenas histórias com o que vê

3 - 15 MINUTOS
Pense num amigo e escreva por 5 min. sobre ele. Depois pense no que fez no dia anterior e escreva por 5 min. Por fim, tente estabelecer um elo entre os textos, em 5 min.

4 - AÇÃO!
Um bom diálogo é uma impressão de como as pessoas realmente falam, não uma cópia. Restrinja os diálogos ao mínimo possível. Ações são sempre melhores do que diálogos

Fonte: "Fiction Writing - The Essential Guide to Writing a Novel", de Richard Skinner

SUGESTÕES DE LEITURA:

- 'A Arte do Romance', de Milan Kundera (ed. Companhia das Letras)
"O escritor tcheco descreve a arquitetura de seus romances e examina a história deste gênero, de Cervantes a Kafka."

- 'As Entrevistas da Paris Review, vol. 2', vários autores (ed. Companhia das Letras)
"Este volume inclui entrevistas longas com grandes escritores como Alice Munro, Gabriel García Márquez e Stephen King."


http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/09/1336315-professor-ingles-vem-ao-brasil-para-ensinar-autores-iniciantes-a-escrever-romances.shtml